Alongamento é chave para uma vida mais saudável

Exercícios podem ser feitos em qualquer horário, não somente antes e após atividades físicas

Foto: Júlio Cordeiro

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, alongamento não é nada dispensável. É importante, sim, praticar os exercícios antes e depois de qualquer atividade física. Eles são necessários para manter a saúde e a boa forma, como confirma a terapeuta Arandi Vasconcellos:

? Quando a musculatura é estimulada pela prática de exercícios físicos, ela ganha flexibilidade e elasticidade e melhora a oxigenação dos tecidos, essencial para o desenvolvimento dos músculos.

O  ideal é que os alongamentos não sejam feitos apenas na academia antes e depois dos esportes. Eles devem fazer parte de uma rotina, incluindo a de trabalho. Quem passa muito tempo na mesma posição pode comprometer o fluxo da circulação sanguínea, por isso deve se esticar de tempos em tempos. Trabalhar por horas sem fazer pausas pode provocar, além dos problemas circulatórios, dores de cabeça, encurtamentos musculares e tensões nas articulações, com o passar do tempo a situação pode se tornar crônica e gerar hérnias de disco, bicos de papagaio e lesões por esforço repetitivo.

Que tal aderir? Respeite seus limites e crie um hábito de alongamentos no trabalho, na academia ou naqueles exercícios na rua. A prática não atrapalha suas atividades diárias e melhora a disposição e o rendimento do corpo e do cérebro.

Leia mais
Comente

Hot no Donna