Amamentação e dieta saudável para emagrecer depois da gravidez

Exercícios mais pesados só poderão ser feitos pelas recém mamães depois de um mês, para quem fez parto normal, e 45 dias, para quem fez cesariana

Leite materno produzido nos primeiros dias após o parto é rico em anticorpos e confere imunidade ao bebê
Leite materno produzido nos primeiros dias após o parto é rico em anticorpos e confere imunidade ao bebê Foto: Daniel Marenco

Voltar à forma depois da gravidez é um desafio para a mulher. Segundo a médica ortomolecular Liliane Oppermann, o normal é que a mulher engorde de 9 a 14 kg durante a gestação.

? O quanto complicado será retornar ao peso ideal após a gravidez depende de vários fatores, como quantos quilos a mulher engordou, a sua idade, seu nível de atividade física, se está amamentando ou não e se apresentou ou não alguma intercorrência no parto ? explica.

É evidente que a velha fórmula exercícios físicos + dieta seria eficiente também nestes casos, porém, durante um período determinado pelo tipo de parto, a prática de atividades e as dietas não são aconselhadas, o que torna ainda mais difícil perder os quilinhos a mais adquiridos durante a gravidez.

? Se a mulher teve uma gestação saudável, sem hipertensão, sem obesidade (no máximo sobrepeso), sem diabetes gestacional e fez parto normal, em uma semana já pode começar a caminhar. Porém, se ela teve de ser submetida à cesariana e não teve intercorrências, deve esperar pelo menos 15 dias para começar a praticar uma caminhada bem leve.

No entanto, de acordo com Liliane, exercícios mais pesados só poderão ser feitos pelas recém mamães depois de  um mês, para quem fez parto normal, e 45 dias, para quem fez cesariana.

A solução seria, portanto, cuidar da alimentação, porém, claro que, em função da amamentação, sem dietas radicais. Conforme a médica, a dieta ideal da mulher após a gestação deve ser composta por proteínas (1 grama para cada quilo de seu peso), fibras, frutas, vegetais e muita água. 

? Se você quer realmente emagrecer, não use a gravidez e os cuidados com o bebê como desculpa para relaxar. Aproveite esse período para corrigir a alimentação. É importante destacar que é preciso diminuir as calorias, mas não podem faltar nutrientes ? alerta.

Além do cuidado com a alimentação, a médica afirma que amamentar é uma boa maneira de perder peso neste período.

? Uma das principais razões do ganho de peso durante a gravidez é o armazenamento de energia calórica para amamentar o seu bebê. Depois que ele nascer, amamentá-lo  pode queimar de 200 a 500 kcal por dia ? revela.

Confira mais algumas dicas da médica:

:: Cuidado com o sal: consuma produtos com baixo teor de sódio, pois retêm líquidos e pode provocar inchaço.

:: Seja paciente: não espere usar aquela calça jeans favorita de um dia para o outro.

:: Durante a gravidez, não deixe de se exercitar. A atividade física reduz dores nas costas, ajuda na postura, fortalece os músculos e alivia o estresse. Mas, converse com seu médico antes de começar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna