Ambientes com aquecedores e lareiras requerem maior cuidado com crianças

Líquidos quentes são a principal causa de queimadura nos pequenos

Daspu realizou desfile em Florianópolis em 2008 (foto)
Daspu realizou desfile em Florianópolis em 2008 (foto) Foto: Maurício Vieira

Com a previsão de queda de temperatura para os próximos dias, os pais devem ficar em alerta com perigos que podem estar dentro de casa. Líquidos quentes, aquecedores e lareiras podem colocar os pequenos em risco.

A escaldadura (quando o líquido entorna sobre a pessoa) é uma das principais causas de queimaduras entre as crianças. Só em 2007, segundo o Ministério da Saúde, 15.392 crianças foram internadas vítimas de queimaduras.

Elas são mais vulneráveis a este tipo de acidente devido à menor tolerância as temperaturas quentes e a pele mais fina que a dos adultos. Além disso, sofrem queimaduras a temperaturas mais baixas, de maior profundidade e que atingem maior superfície do corpo.

Como proteger crianças de queimaduras

* Manter as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.

* Cozinhar nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás para evitar que as crianças entornem os conteúdos sobre elas. O uso de protetores de fogão é um cuidado a mais para evitar que a criança tenha acesso às panelas.

* Evitar carregar as crianças no colo enquanto mexe panelas no fogão ou manipula líquidos muito quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.

* Quando estiver tomando ou segurando líquidos quentes, fique longe das crianças.

* Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Cuidado com os fios dos outros eletrodomésticos. Se possível, mantenha-os no alto.

* Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças;

* Vela ou candeeiros acesos em móveis de madeira, perto de cortina, mosquiteiro ou colchões podem causar incêndio em poucos minutos.

* Apague velas e candeeiros quando sair de casa, mesmo que seja uma ida a casa da vizinha.

* Tire todos os aquecedores portáteis do alcance das crianças.

* O fogo exerce uma atração quase mágica na infância. A “brincadeira” tende a começar no quarto, quando estão sozinhos com fósforos ou isqueiros, e se transformar em um incêndio de grande proporção.

As dicas são do site Criança Segura (www.criancasegura.org.br)

Leia mais
Comente

Hot no Donna