Ana Claudia Michels prepara-se para estudar Medicina

A catarinense pretende conciliar a carreira de modelo com a faculdade, vontade que tem desde a infância

Foto: Dudu Rezende

Uma catarinense natural de Joinville, de fama internacional e carreira consolidada no universo da moda, será vista, a partir do mês que vem, circulando por um ambiente bem diferente das passarelas. Aos 31 anos, Ana Claudia Michels vai realizar um sonho antigo, adiado pelos rumos bem-sucedidos que a profissão de modelo tomou: será médica.

Bixo da Universidade São Camilo, em São Paulo, ela está esfuziante:

– Sempre tive vontade de fazer Medicina, mas comecei a carreira de modelo e este sonho acabou ficando em segundo plano – conta.

Foi no aniversário de 30 anos, comemorado em 2011, que Ana Claudia resolveu partir em busca do desejo adolescente.

– Pensei: se não fizer isso agora, não faço nunca mais.

Determinada a colocar o plano em prática, trocou Nova York, cidade onde viveu por anos, por São Paulo. De volta ao Brasil, matriculou-se em um cursinho semi-intensivo preparatório para o vestibular. Este período, no entanto, foi apenas um aquecimento, como ela mesma conta.

– Faltei a várias aulas por causa de compromissos como modelo. Não pude me dedicar tanto, foi só uma primeira impressão. Sempre gostei de estudar, mas foi no cursinho que vi o quanto é preciso se dedicar.

No ano passado, ela conversou com sua agência para diminuir o ritmo de trabalho e poder se dedicar aos estudos. Durante todo o ano de 2012, frequentou um curso pré-vestibular específico para aspirantes à carreira médica. Tinha aulas em período integral. À noite, prolongava os estudos com colegas do cursinho.

Virou-se em mil para honrar estudos e compromissos profissionais. Ajustou horários e, sempre que possível, marcava os trabalhos para os fins de semana. Abandonar a carreira consolidada de top model não passou por sua cabeça.

– Sou modelo há 16 anos, é a minha segurança, o meu chão. Não consegui dizer “agora parei” – confessa.

Ana se saiu bem nas duas funções. Participou de grandes campanhas, fotografou para Vogue Brasil, protagonizou as coleções da marca de moda praia Blue Man e foi capa da primeira edição 2013 da Elle Brasil. Perdeu pouquíssimas aulas, mas viu-se obrigada a abrir mão de participar de desfiles de moda importantes em função dos compromissos com a futura profissão.

Ela prestou cinco concursos, todos para faculdades de São Paulo. Optou por permanecer na cidade para não se afastar completamente do mundo da moda.

É com muito orgulho e um sorriso largo estampado no rosto que Vivaldo e Maria Ana Michels falam sobre a nova conquista da filha do meio – a irmã de Viviane e Paulo Henrique. Eles acompanharam de perto o esforço e a dedicação de Ana Claudia para a concretização deste sonho.

– Ela começou a trabalhar como modelo aos 14 anos, sentia que era uma oportunidade. Mas, no fundo, Ana sempre sonhou com a Medicina. Queria ser médica desde criança – conta a mãe.

Ana Claudia estava na casa dos pais em Joinville, junto com a família, quando soube da aprovação na Universidade São Camilo.

– Não foi nem ela quem checou a lista dos aprovados. Ela estava cozinhando, e o irmão pegou o documento em sua bolsa para checar, na internet, se o nome estava entre os aprovados – revela o pai.

Maria acrescenta:

– Quando viu o nome dela na lista, Paulo chamou a irmã e jogou ovos e farinha. Eu estava na rua, percebi a bagunça e comecei a vibrar.

A top model, que precisou estudar parte do Ensino Médio por correspondência, uma vez que se mudou para o Exterior devido a compromissos profissionais, viu seu nome em 34° lugar no listão dos aprovados da universidade paulista.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna