Analisar conquistas do ano que passou ajuda a definir metas de 2011

Especialista em coach dá dicas de como não fugir dos planos ao longo do ano

Uma das principais medidas preventivas é lavar bem frutas e verduras antes de consumi-las
Uma das principais medidas preventivas é lavar bem frutas e verduras antes de consumi-las Foto: Stock xchng, Divulgação

O mês de janeiro é época de refletir sobre os planos e metas profissionais e pessoais do ano que começa. Mas tão importante como pensar no futuro, é analisar o ano que passou.

? Quais foram os planos de 2010? Em quais você teve sucesso? Em quais não e por quê? Além disso, é importante ficar atento e entender que sem um planejamento claro e objetivo, com base em dados sólidos, é comum profissionais e empresas dispersarem no meio do caminho ? recomenda a diretora geral da Weigel Coaching, empresa especializada em coaching.

Jaqueline aponta três razões que, de uma forma geral, causam a frustração das metas para um novo ano: falta de foco, pouca disciplina e má organização.

? Observamos que quando o planejamento é falho, superficial, fatalmente ocorre um dos três aspectos citados. E desta forma não há plano que se concretize ? alerta ela.

Além disso, para planejar melhor, é preciso usar a razão e deixar um pouco de lado a empolgação, tão comum neste período.

? É necessário dedicar um tempo, estabelecer bem os objetivos, ligá-los a um objetivo maior, de longo prazo, e somente depois agir . A maioria começa fazendo coisas, sem ter um plano mestre como apoio ? define.

Ela explica que é muito comum as pessoas traçarem metas abstratas, como sucesso, felicidade, crescimento, realização.

? Isto são valores do resultado, não metas. Não são possíveis de mensurar. É preciso definir especificamente o que se deseja construir. É isto que nos mantém no foco durante todo o percurso ? ressalta.

Também é preciso tomar cuidado com as mudanças de planos no decorrer o ano. Ela explica que muitos imprevistos desviam as pessoas de seus objetivos iniciais. Isto, segundo Jaqueline, é resultado de um processo de planejamento superficial.

? Temos mania de ajustar objetivos e metas para nos adequar a certas situações e acabamos abandonando nosso sonho. Justificamos com mudanças constantes de planos ou eventos. Na verdade, estamos completamente desviados do nosso destino inicial. Um coach mantém o coachee numa linha reta, depois de ter definido com ele o destino e o caminho ? finaliza.

PARA TER SUCESSO NAS METAS

:: Tenha foco, disciplina e organização

:: Trace metas atingíveis. Não se empolgue, use a razão

:: Defina objetivos claros. Fuja do “ter sucesso profissional” e “ser feliz”

:: Não deixe que os imprevistos interrompam a busca por seus objetivos

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna