Angelina Jolie: supermãe, premiada e embaixadora de causas sociais

Acompanhe a trajetória da atriz, que nesta semana anunciou ter feito uma dupla mastectomia para evitar o câncer

Angelina Jolie tomou uma decisão drástica para evitar o mesmo destino da mãe, que morreu vítima de câncer nos ovários aos 56 anos
Angelina Jolie tomou uma decisão drástica para evitar o mesmo destino da mãe, que morreu vítima de câncer nos ovários aos 56 anos Foto: LEON NEAL

1975 – Angelina Jolie Voigt nasceu em 4 de junho de 1975, filha do ator Jon Voigt e da atriz Marcheline Bertrand. Os pais se separaram logo depois de seu nascimento.

1982 – A estreia no cinema foi em um filme pequeno chamado Lookin ‘to Get Out, que tinha seu pai entre os atores principais..

1995 – No filme Hackers, Angelina teve seu primeiro papel principal em um filme. Nas gravações, ela conheceu o ator Jonny Lee Miller, com quem se casou mais tarde usando uma calça de couro preta e assinando seu nome de casada com sangue na certidão de casamento.

1997 – Seu primeiro grande prêmio, um Globo de Ouro, veio com o filme George Wallace. No longa, ela interpretava a segunda esposa do governador George Wallace, baleada durante o assassinato do governador.

1998 – No filme Gia, Angelina teve uma de suas atuações mais marcantes. No papel da supermodelo Gia Carangi, ela apareceu nua e consumindo drogas. O filme garantiu para Angelina seu segundo Globo de Ouro e nomeações para vários outros prêmios.

1999 – Ao lado de Denzel Washington, Angelina atuou em O Colecionador de Ossos, considerado seu primeiro grande suceso comercial. O filme abriu portas para um outro tipo de papel na carreira da atriz. No mesmo ano ela ganhou um dos papéis mais importantes do filme Garota Interrompida. O longa deu a Jolie seu terceiro Globo de Ouro e um Oscar de melhor atriz coadjuvante.

2000 – Também com inspiração gótica, Angelina realiza seu segundo casamento. Ela se divorciaria de Billy Bob Thorton em 2002.

2001 – Os grandes sucessos comerciais seguiram com o papel da heroína de video games Lara Croft, em Tomb Raider, e Pecado Original, com Antonio Banderas. Foi nas gravações de Tomb Raider que ela conheceu o Camboja e passou a se interessar por causas humanitárias. Ela adotou um bebê nascido no país, chamado Maddox.

2002 – Sempre às turras com o pai, Angelina retirou o sobrenome Voigt de sua certidão de nascimento com autorização judicial.

2005 – Nas gravações de Sr. e Sra. Smith, Angelina conheceu o ator Brad Pitt, que na época era casado com a atriz Jennifer Aniston. Ele se separou da mulher para ficar com Jolie, com quem adotou mais duas crianças e tevê três filhos biológicos.

2011 – Angelina e Brad Pitt ficaram noivos no final de 2011. A imprensa internacional especula que eles devem trocar alianças ainda neste ano.

2012 – A atriz, que foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) por seu trabalho junto aos refugiados em Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão, é promovida a Enviada Especial da ONU para Refugiados. O novo cargo coloca Angelina como representante do diretor de órgão das Nações Unidas a nível diplomático.

2013 – Numa medida drástica para evitar o câncer, doença que matou sua mãe, Angelina se submete a uma dupla mastectomia.

O trabalho social

2003 – Cria a Maddox Jolie-Pitt Foundation, dedicada a erradicar a extrema pobreza rural, protegendo os recursos naturais e conservação da vida selvagem. MJP promove economias sustentáveis rurais que contribuem diretamente para a saúde e vitalidade das comunidades, da vida selvagem e florestas.No mesmo ano, Angelina visita o hospital infantil de Morozov, em Moscou, e doa 20 mil dólares à instituição.
Esta fundação recentemente doou um milhão de dólares para grupos de trabalho em Darfur, uma região devastada pela guerra no Sudão.
 
2005 – A mbaixadora da ONU visita campo de refugiados no Afeganistão. No mês de julho do mesmo ano, o marido Brad Pitt a acompanha à Etiópia para adotar a bebê Zahara Marley, que vivia num orfanato. No fim de 2005, Brad e Angelina visitam por duas vezes o Paquistão como embaixadores da ONU para ajudar às vítimas de um terremoto.
 
2008 – A primeira foto dos gêmeos Knox Léon e Vivienne Marcheline, filhos biológicos da atriz com Pitt, é vendida por 14 milhões de euros, cerca de 22 milhões de dólares, ou 35 milhões de reais, para as revistas People e Hello. O dinheiro é destinado a causas humanitárias.
 
2013 – Durante o Women in the World 2013, na noite de quinta-feira, 4 de abril, Angelina anuncia doação de US$ 200 mil ao Fundo Malala, que beneficia a educação de meninas no Paquistão.

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna