Após aprender técnica com apresentador do Animal Planet, gaúcho vira terapeuta canino e ministra workshop

Roberto Mayer aplica em cursos por todo o país os ensinamentos aprendidos com o mestre mexicano Cesar Millan

Roberto (à dir.) ao lado do mestre em Los Angeles
Roberto (à dir.) ao lado do mestre em Los Angeles Foto: Arquivo Pessoal

Quem tem animal de estimação sabe o quanto é gratificante perceber que ele está bem e feliz. Também é importante que o bichinho acrescente momentos bons à vida do dono e não seja um problema para toda a família. Foi pensando em unir o bem-estar dos humanos e dos cães que Roberto Mayer passou a estudar psicologia canina.

Natural de Horizontina, trabalhou, durante três anos, como adestrador de cachorros. Mas foi pesquisando sobre o temperamento dos animais que descobriu sua verdadeira vocação. Em 2004, conheceu o trabalho do mexicano Cesar Millan, famoso apresentador do programa O Encantador de Cães, do canal Animal Planet, passou a ler todos os seus livros e a praticar suas técnicas.

? Não existem cursos nesta área, pois Cesar é o criador desse tipo de psicologia e o único capaz de passar uma leitura correta sobre o assunto ? afirma Roberto.

Foi então que o gaúcho decidiu que precisava conhecer o ídolo e aprimorar ainda mais as técnicas como terapeuta canino. No início deste ano, partiu em uma viagem para Los Angeles com o objetivo de participar de um curso ministrado pelo mestre. O workshop ofereceu aulas práticas e palestras sobre comportamento canino, da perspectiva animal. Assuntos como linguagem corporal, socialização dos cães, caminhada em matilha, influência da energia humana no comportamento canino e importância da liderança foram tratados. Cesar ressaltou que tudo isso influencia na saúde mental dos cães e ajuda a mantê-los felizes e equilibrados.

? Tive a sorte de conversar em particular com Cesar Millan e tirar muitas dúvidas sobre o mundo canino ? comemora.

O psicólogo costuma dizer para os donos que participam do curso que o melhor instrumento para trabalhar com os cachorros são eles próprios.

? As pessoas que chegam até a mim nunca acreditam que vão conseguir controlar os seus cães e liderá-los de forma correta. Ao final do curso, vejo donos confiantes, poderosos, felizes e, principalmente, conscientes de que as coisas só vão mudar se eles assumirem o controle ? diz Roberto.

Segundo o profissional, todos precisam entender que os cães não vivem do passado nem do futuro, e que eles fazem leitura de energia a cada segundo. Por isso, é importante que a pessoa se conheça bem e saiba como buscar a energia calma e assertiva, mesmo quando estiver passando por algum problema. Os cães só vão confiar em um líder que passe segurança, equilíbrio e tranquilidade.

Amigo de Lua e Gisele

Roberto Mayer e a top Gisele Bündchen são amigos de infância. Foram colegas de aula e fizeram parte da seleção de vôlei que representava Horizontina nos jogos estaduais.

Quando Roberto foi para Los Angeles, Gisele mandou sua cachorra Lua, uma mestiça de pitbull, para que ele pudesse trabalhar no curso com Cesar Millan. Presença constante na vida da modelo e de sua família, a cadela é esperta, calma e socializada, tanto com as pessoas quanto com os outros cães, segundo Roberto.

? O diferencial na criação da Lua é que a Gisele sabe trabalhar a energia calma e assertiva, ferramenta que considero mais importante para quem deseja ter um cão equilibrado, pois eles refletem o comportamento dos donos ? afirma Roberto.

Para o terapeuta, os pitbulls não são problema, mas sim a educação que recebem de pessoas violentas.

? Lua vive com uma família que tem duas crianças, sem problema algum. É fundamental entender o mundo canino e saber suprir as reais necessidades dos cães, independentemente da raça.

 

Missão recebida do seu ídolo

Roberto foi escolhido por Cesar para acompanhá-lo na reabilitação de dois cachorros da raça pitbull e montar as matilhas com a sua equipe. O mexicano falou para Roberto que ele tinha uma missão com os animais e que não poderia mais desviar deste caminho. No último dia do evento, Roberto foi presenteado com o famoso cajado do Encantador de Cães e recebeu a incumbência de aplicar no Brasil o trabalho de Cesar.

? Quando ganhei o cajado, Adriana Barnes, que sempre foi o braço direito dele, me disse: “Roberto, em 15 anos, ninguém teve permissão para sequer tocar neste cajado. O Cesar lhe deu de presente o seu maior símbolo. Você é o escolhido. Quando chegar em casa, toque com o cajado na terra e diga que está plantada mais uma semente” ? conta Roberto, emocionado.

Hoje, a mensagem que tanto lhe marcou é usada como slogan para o seu projeto. Roberto ainda mora em Horizontina, mas viaja por todo o Brasil ministrando cursos sobre comportamento canino. Além disso, tem uma sede, em Porto Alegre, que funciona como um centro de psicologia, onde também dá cursos para os donos e seus cães.

O CURSO:
Roberto Mayer ministra curso em Porto Alegre nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. As vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail assessoria@robertomayer.com.br ou pelo telefone (55) 9963-1531, a partir das 18h.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna