Aprenda a evitar deslizes na entrevista de emprego

Ansiedade, nervosismo e falta de informação são inimigas na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho

Em "O Diabo Veste Prada", a personagem de Anne Hathaway tem uma péssima entrevista de trabalho
Em "O Diabo Veste Prada", a personagem de Anne Hathaway tem uma péssima entrevista de trabalho Foto: Divulgação

Na hora de procurar um novo emprego, uma das etapas de seleção mais assustadoras e importantes é a entrevista. Donna traz dicas para não fazer feio na hora do tête-a-tête na empresa:

– Seja pontual: chegar atrasada deixa uma primeira impressão de desorganização, e isso pode ser prejudicial mesmo com um bom desempenho na entrevista. Caso o atraso seja inevitável, não hesite: ligue o quanto antes e avise o entrevistador.

– Informe-se sobre a empresa: chegar munido de informações é uma arma poderosa para um candidato a uma vaga importante. Saber sobre os assuntos da empresa demonstra interesse e é uma boa forma de destacar-se entre os outros concorrentes.

– Seja sincera sobre suas qualificações: o risco de citar qualificações que não se domina é fazer feio na hora do trabalho e quebrar a confiança da equipe logo de início. O ideal é ter jogo de cintura e admitir o que não se sabe.

– Seja objetiva nas respostas: o recrutador espera respostas claras e objetivas, por isso evite se prolongar desnecessariamente. O uso de gírias também prejudica a avaliação. A pronúncia correta das palavras e a exposição de ideias com tranquilidade e coerência são recursos que favorecem o ritmo da entrevista e aumentam as chances de contratação.

– Evite enaltecer suas conquistas: já que na maioria das empresas o que conta é o trabalho em grupo, discursos como “eu fiz” e “eu conquistei” podem passar uma ideia de pretensão e soberba. Para destacar suas conquistas, valorize a sua participação na equipe.

– Domine a ansiedade: segundo o professor Luiz Eduardo Gasparetto, da Universidade Gama Filho, autor destas dicas, a falta de controle sobre a ansiedade dificulta o posicionamento da candidata sobre as competências exigidas pela vaga. Uma entrevista marcada pelo nervosismo pode até mesmo mascarar a qualificação da entrevistada.

Leia mais
Comente

Hot no Donna