Aprenda a fazer uma mini-horta caseira

Divirta-se plantando e tenha uma alimentação mais saudável

Vasinho de manjericão: simples, cheiroso e prático
Vasinho de manjericão: simples, cheiroso e prático Foto: Divulgação

Que tal ter uma horta ao alcance de suas mãos? Se for cozinhar, terá temperos fresquinhos. Ficou doente? É só fazer um chá. Rápido, fácil e, o melhor, completamente saudável, sem agrotóxico.

Acredite, é muito simples montar uma horta! Bastam algumas mudas, terra e um vaso ou floreira. Se você mora em apartamento, aproveite a varanda ou um cantinho ensolarado da cozinha. O segredo é cuidar com o vento e a luz excessiva. Mãos à terra? Carlos Alberto Garcia, da  Gramaris Garden Center, ensina passo-a-passo:

Primeiro, compre um vaso ou uma floreira com pelo menos 20 cm de profundidade e com drenos para eliminar o excesso de água – com uma bandeja ou um prato embaixo.  Para evitar o mosquito da dengue, lembre-se de colocar um pouco de areia ou pedrinhas no fundo.

O segundo passo é comprar a terra. Carlos indica a vegetal, que já vem adubada.

Terceiro passo: as mudas. Você pode começar com manjericão, salsa, cebolinha, orégano, camomila, melissa, capim cidreira e guaco. Compre já num saquinho ou bandeja que facilita o plantio e cresce mais rápido. 

camomila

Pronto! Agora é só lembrar de regar suas plantinhas todos os dias. Antes de jogar a água, porém, toque a terra com as mãos e sinta se precisa mesmo ser molhada. Ela tem que ficar úmida, nunca encharcada. E, uma vez por mês, é importante misturar à terra um adubo orgânico.

Para evitar insetos e fungos, Carlos indica óleo de nim ou algum outro inseticida natural. O borrifador você encontra até em lojas de R$ 1,99.

Quando colher, só retire aquilo que você for usar e na hora que for usar. Use uma tesoura afiada para cortar a planta e assim evitar os brotos. Uma dica é não usar luvas! Coloque as mãos na terra e sinta as boas energias da natureza.

Leia mais
Comente

Hot no Donna