Aprenda a fazer uma típica sopa tailandesa

A receita da Tom Kha Gai é do inglês Brian Parslay, que vive no Brasil há 22 anos

Servida quente, a sopa tailandesa é excelente opção para o inverno
Servida quente, a sopa tailandesa é excelente opção para o inverno Foto: Brian Parsley

O exotismo da gastronomia tailandesa tem atraído muitos homens, entre 30 e 50 anos, para as aulas do inglês Brian Parslay. A motivação deles deve-se muito ao fato de quererem agradar suas namoradas, preparando um prato do cardápio tailandês que elas adoram: um filé em molho de ostras com shitake e legumes ou um frango com castanha de caju naquele mesmo molho. A sobremesa pode ser com banana, arroz negro e coco caramelado. E, mais, trata-se de uma comida de belo visual colorido.

Fotógrafo por formação, Brian está no Brasil há 22 anos e foi em São Paulo que se apaixonou pela Tailândia, ao fotografar os pratos de um livro de receitas assinado por uma chef tailandesa. Isto foi em 2004, e dali ele viajou para Bangkok, onde frequentou um curso de gastronomia. Ao voltar ao Brasil, além de dar cursos de cozinha tailandesa, Brian passou a fazer jantares em residências e clubes, tornou-se também um guia de turismo, organizando tours para a Tailândia.

Há alguma afinidade entre a cozinha tailandesa e a baiana, a começar pelo clima tropical e alguns alimentos em comum, como leite de coco, banana, mamão, arroz, e a pimenta que os portugueses levaram para a Ásia, onde os tailandeses aprimoram o cultivo.

Trata-se de uma cozinha muito leve e saudável, devido à rápida cocção, que impede de os alimentos perderem suas propriedades. Ela não pode ser servida em bufê, os pratos saem da panela para a mesa e se harmonizam com vinho branco seco e espumante brut.

:: Confira abaixo da receita da Tom Kha Gai, sopa tailandesa servida quente

Rendimento: 1 porção que serve 2 pessoas
 
Ingredientes:
 
150g de peito de frango
2 xícaras de caldo de frango
200ml leite de coco
1 talo de capim cidró (não usar as folhas, somente o talo)
4 folhas de limão (de preferência, o tailandês)
1 pedaço de gengibre (cerca de 3cm) cortado em fatias finas
2 pimentas dedo de moça (inteiras, mas com cortes superficiais laterais)
20 a 30 cogumelos shimeji ou 5 cogumelos shitake fatiados
4 colheres de sopa de molho de peixe
2 colheres de sopa de suco de limão
folhas de coentro
 
Preparo:
 
– Corte o frango em fatias finas.
– Aqueça o caldo de frango até ferver, acrescente o cidró, gengibre, folhas de limão, pimentas, molho de peixe e ferva por 3 minutos.
– Acrescente o frango, logo depois o leite de coco e cogumelos e deixe cozinhar por mais 3 minutos. 
– Acrescente o suco de limão e ferva por um minuto.
– Decore com as folhas de coentro.

Para o caldo de frango:

– Ferva uma carcaça de frango com 4 xícaras de água, uma cebola, um pouco de sal e pimenta do reino branca por cerca de 20 minutos.
 
:: Onde encontrar ingredientes

O molho de peixe ou “Naam Pla” e folhas de limão “Kaffir” pode ser encontrados nas lojas Hikari, Arco Verde ou La Gourmandise, em Porto Alegre. O capim cidró pode ser encontrado em feiras ecológicas como as que ocorrem sábado no Parque da Redenção.

Leia mais
Comente

Hot no Donna