Arquitetas dão dicas para criar o escritório dos sonhos em casa

Letícia Sá e Joana Feijó idealizaram o espaço na Mostra Casa & Cia, que vai até o dia 17 de novembro

Joana e Letícia (em pé) usaram a blogueira Clarissa Cabeda como inspiração para criar o escritório perfeito
Joana e Letícia (em pé) usaram a blogueira Clarissa Cabeda como inspiração para criar o escritório perfeito Foto: Félix Zucco

No seriado Sex and the City, a jornalista Carrie Bradshaw passava boa parte do dia escrevendo artigos direto de seu pequeno apartamento em Nova York. Apesar do espaço restrito, o canto de trabalho era um charme só, com notebook instalado de frente para uma grande janela, permitindo a entrada de luz do sol, vasos de flores naturais, fotos das amigas e as revistas preferidas sobre a mesa: o ambiente dos sonhos de qualquer mulher que trabalha em casa.

>> Gabi Chanas: veja mais fotos e detalhes do homme office da blogueira

Em Porto Alegre, uma versão de escritório feminino com ares de Carrie Bradshaw pode ser vista até o dia 17 de novembro na Mostra Casa & Cia. Criado pelas arquitetas Letícia Sá e Joana Feijó, o home office traz o trabalho de uma blogueira de moda como inspiração e é parada obrigatória do público feminino. Mais do que sonhar com uma réplica igualzinha do ambiente na sua casa, elas buscam ideias para adaptar seu canto de trabalho.

? Criamos um home office dentro de um espaço de proporções reais (as arquitetas transformaram em escritório o que era originalmente um quarto de criança) e deixamos a mesa de trabalho no centro, com luminária de luz fria sobre ela. Essa luz fluorescente não esquenta e é mais confortável para quem passa muito tempo no computador ? diz Letícia Sá.

 
Quadro de inspirações, plantas e aromatizador de ambientes: home office com jeitinho feminino
Foto: Félix Zucco

A blogueira Clarissa Cabeda, que trabalha em casa e lá tem um cantinho especial, ajudou as arquitetas na criação do espaço.

? Colocamos um mural de inspirações atrás da mesa. Ele é ótimo! Tenho um e ali coloco ideias para posts, fotos que me inspiram. Esse tipo de material é especialmente importante para quem trabalha em áreas que exigem criatividade ? conta.

Dar um toque de Carrie Bradshaw no escritório de casa fica por conta dos objetos eleitos para a decoração, diz Joana Feijó:

? Misture quadros coloridos com outros em preto e branco, use vasos de flores. Dê personalidade ao ambiente para que ele não fique parecendo um espaço frio ou apenas uma extensão da casa ? aconselha. Ela arremata:

? Organização é tudo. Monte um ambiente onde você tenha por perto tudo o que precisa. Isso ajuda a ter foco no trabalho.

Como fazer o trabalho em casa render

– Capriche na cadeira que vai usar para trabalhar (nada de improvisar com a da sala de jantar). Escolha modelos ergonômicos, que respeitem sua postura.

– Tenha uma linha de telefone dedicada para uso do trabalho. Dessa forma, é mais fácil controlar e separar as contas da casa.

– Determine horários para lanches e almoço para não cair na tentação de assaltar a geladeira a todo momento.

– Tire o pijama antes de ligar o computador. Ficar confortável demais em casa faz com que você esqueça que está trabalhando e atenda ao chamado irresistível do sofá.

Para visitar
Mostra Casa&Cia 2013

– Até 17 de novembro no showroom do bairro planejado Central Parque, da Rossi (acesso pela Avenida Ipiranga, 7.454, Porto Alegre)

– Horário da bilheteria: de terças a sextas das 14h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. (visitação até 22h)

– Ingresso unitário: R$ 20 (desconto para estudantes, pessoas acima de 60 anos e titular e acompanhante do Clube do Assinante ZH).

Leia mais
Comente

Hot no Donna