Artista tem produção sobre Porto Alegre reconhecida

Liana Mahfuz Timm receberá título de cidadã honorária da cidade

Liana Mahfuz Timm será condecorada por sua contribuição à cultura porto-alegrense
Liana Mahfuz Timm será condecorada por sua contribuição à cultura porto-alegrense Foto: Zeca Carneiro, Divulgação

Na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, a artista e arquiteta Liana Mahfuz Timm recebe o título de Cidadã de Porto Alegre. A homenagem, proposta pela vereadora Margarete Moraes, reconhece sua atividade no meio da arte e da cultura. A produção plástica da artista sobre a cidade chega a 350 obras, espalhadas em acervos de empresas e coleções particulares.

Liana já realizou 62 exposições individuais e 123 coletivas e publicou 19 livros. Natural de Serafina Corrêa (RS), também é designer e poeta. Estreou no meio artístico aos 12 anos. Desde 1969 trabalha com desenho, gravura, pintura e escultura. Atualmente dedica-se à arte digital e à técnicas mistas em grandes formatos.

Filha de Antonio Mahfuz e Lia da Cunha Mahfuz, foi casada com o arquiteto Edgar Antonio Timm, com o qual teve três filhos, Carolina, Antonio e Samantha. É formada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Arquitetura Habitacional e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A artista participou da fundação do Movimento Gaúcho em Defesa da Cultura, que evitou que o governo colocasse abaixo o prédio da Usina do Gasômetro, na região central de em Porto Alegre. Também foi presidente da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa.

Liana é umas das artistas que mais trabalhou a urbanidade da capital gaúcha em suas obras. Confira a relação de obras com esta temática:

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna