As cores e produtos mais usados pelos maquiadores nos últimos 30 anos

Maquiador Antônio de Luccia define como era o estilo de cada década

Kate Moss (acima) veste Burberry
Kate Moss (acima) veste Burberry Foto: Burberry, Divulgação

Cada década tem sua peculiaridade na moda, na música, nas artes em geral. No universo da maquiagem, não é diferente.

Os anos 1980 foram dos olhos em evidência, da máscara preta nos cílios. A década de 1990 iniciou clara, neutra, com o rímel marrom assumindo papel de hit. Com a virada do século, veio a tendência do dourado e a presença para sempre do gloss na nécessaire. Há 21 anos nessa estrada, o maquiador Antônio de Luccia já teve que adaptar seu trabalho a muitos modismos.

Por seus pincéis passaram mulheres que são referência de estilo e beleza, como Claudia Raia, Grazi Massafera, Deborah Secco, Denise Fraga e Pitty. A convite de Donna, ele esmiuçou as cores, os traços e os produtos que tiveram seus momentos de glória nos anos 1980, 1990 e 2000. E deixou a dica:

? Base, pó, rímel, blush e batom cor de boca são ítens indispensáveis na bolsa de todas as mulheres e nunca saem de moda.

1980

Foi a década em que as mulheres carregaram na máscara preta para os cílios e usaram na boca uma das cores do batom hit da época, o Boka Loca, lançado na novela Ti-Ti-Ti, em 1985. A pele era neutra, e o blush, suave. As atenções ficavam nos olhos bem marcados, com cílios alongados, e a maioria preferia o vermelho nos lábios.

1990

A década começou com uma maquiagem mais clara, neutra, mas aos poucos foi ganhando conotação vibrante. O rímel seguia a mesma tendência dos anos 1980, ou seja: sobrecarga nos cílios bem alongados. Mudou, no entanto a cor da máscara. Em vez de preta, marrom. O make era finalizado com blushes em tons rosa bebê e batom cor de boca. Em contrapartida, os anos 1990 também tiveram uma vertente clubber, com abundância de cores flúor na região dos olhos.

2000

Make dourado simboliza o glamour do novo século. As sombras ganham tons vibrantes, e o rímel varia entre o marrom e o preto, dependendo da ocasião. Alaranjados e rosados conquistam o universo dos batons, que ganham o complemento brilhante do gloss na finalização. Referências à cantora Lady Gaga se fazem vistas nos cílios postiços bem alongados. Metalizados são incorporados à cartela de tons de sombra, criando um estilo de mulher tecno chic.

Créditos da produção
Fotografia: Heron Lopes Jr. – Tratamento: Kromak Images (3346-1211, hclj@kromak.com.br). Assistente de fotografia: Karina Schultz Jacques. Cabelo e maquiagem: Antonio de Luccia (antoniodeluccia@ibest.com.br). Modelo: Camila Trindade – Ford Model Sul (3222-5851).

Leia mais
Comente

Hot no Donna