Atletas de final de semana: os cuidados e os benefícios de associar exercícios físicos e lazer

Cuidar da saúde aos finais de semana é benéfico, desde que respeitados os limites do corpo

Praticar esportes com os amigos pode ser um importante momento de diversão e convivência
Praticar esportes com os amigos pode ser um importante momento de diversão e convivência Foto: Guto Kuerten

Com a correria da vida moderna, as pessoas têm menos tempo livre, e abrem mão de coisas importantes, como cuidar da sua saúde e praticar algum tipo de exercício físico. E, muitas vezes, para literalmente correr atrás do prejuízo, elas acabam usando as folgas de final de semana para se movimentar. O que é positivo, segundo o personal trainer Márcio Soares, especialista do Consultório Bem-estar, desde que tomemos alguns cuidados.

Márcio explica que reunir os amigos para uma partida de vôlei ou de futebol, ou ainda sair para pedalar, caminhar ou correr com o parceiro, por exemplo, pode ser muito benéfico, tanto para o corpo, quanto para a mente, pois, além de este ser um momento de socialização, o que traz bem-estar psicológico, faz com que o corpo se movimente e entre em atividade.

No entanto, esse tipo de prática precisa estar pautada em dois pilares: planejamento e auto-conhecimento.

? É bem comum acompanharmos disputas acirradas de futebol com gente com total falta de condicionamento físico, com aquela famosa “barriguinha” e excesso de peso. Esta prática, sem um planejamento adequado, poderá trazer sérios problemas a esta pessoa ? explica.

Quer praticar exercícios físicos, mas tem dúvidas do que fazer? Mande suas dúvidas para o Consultório e elas serão respondidas por Márcio.

Márcio revela que a prática de exercícios extenuantes, para quem não possui uma vida física ativa, pode provocar, inclusive, ataque cardíaco ou infarto. O exagero manteria o coração em um ritmo acelerado, aumentando o período no qual os problemas podem acontecer.

? Estudos sugerem que pequenas quantidades de exercício em alta-intensidade podem aumentar as chances de pessoas não condicionadas sofrerem ataques cardíacos ? afirma.

Além disso, conhecer o próprio corpo e seus limites é fundamental para que, ao aliar exercícios físicos e lazer, não ocorram acidentes que podem, inclusive, prejudicar a sua saúde.

? Jogar futebol, correr, pedalar ou outras atividades, se não forem feitas em um ritmo seguro, podem nos trazer problemas articulares, musculares e cardíacos ? alerta.

Antes de iniciar qualquer exercício físico, aconselha Márcio, é de fundamental importância fazer uma avaliação médica e buscar a orientação de um profissional de educação física, para que o exercício seja feito da maneira correta e segura.

? O importante é que cada um consiga exercitar-se regularmente, sem forçar o organismo, usando o bom senso e sempre dentro dos limites de segurança. No resto, é só aproveitar esses momentos de descontração para relaxar ? afirma.

As dicas de Márcio para quem quer fazer exercícios físicos:

:: faça do seu exercício um momento de prazer, aproveite bastante esta atividade;

:: faça sempre um aquecimento antes de iniciar os exercícios;

:: não esqueça do alongamento antes e após as atividades;

:: utilize equipamentos, tênis e roupas específicas para cada esporte;

:: cuide da sua alimentação;

:: tome bastante água, estar bem hidratado é muito importante;

:: cuide a temperatura e o horário em que fará esses exercícios. Utilize sempre o protetor solar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna