Atletas e dançarinos são as principais vítimas de fraturas por estresse

Muitas vezes, as lesões não conseguem ser identificadas no exame de raio-x

Grande parte das fraturas por estresse repetitivo se deve a um súbito aumento da carga horária dos treinos
Grande parte das fraturas por estresse repetitivo se deve a um súbito aumento da carga horária dos treinos Foto: Diego Redel

Atletas e dançarinos com fratura por estresse costumam se queixar de uma dor gradual, que geralmente aumenta com as atividades físicas e diminui quando estão em repouso. De acordo com o médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) Edson Sato, sem saber exatamente onde dói, preocupam os médicos – já que por um simples raio-X muitas vezes a fratura não é identificada.

Nesses casos, exames mais sofisticados, como cintilografia e ressonância magnética, são necessários. De acordo com o jornal “Topics in Magnetic Resonance Imaging”, entre 7% e 20% das lesões tratadas em atletas se referem a fraturas parciais, por esforço repetitivo.

Sato revela que as fraturas por estresse acometem mais a tíbia (canela da perna), os metatarsos (ossos do pé) e a fíbula (osso da parte externa da perna).

? Bailarinas costumam sofrer fraturas nos ossos do pé, mais precisamente no segundo e terceiro metatarso. Já maratonistas tendem a comprometer tíbia e fíbula, que juntas formam o esqueleto da perna ? afirma.

Grande parte das fraturas por estresse repetitivo se deve a um súbito aumento da carga horária dos treinos ou ainda da distância percorrida. Mas também ocorrem por conta de equipamentos descalibrados e calçados impróprios para a atividade física que se pratica.

? Quando a dor se torna mais constante, o ideal é procurar um ortopedista imediatamente e prosseguir com a investigação diagnóstica. Em casos menos críticos, o paciente se recupera entre seis e oito semanas de repouso. Mas nos casos mais graves, em que mesmo com muito repouso o osso não se consolida, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica seguida de fisioterapia ? diz Sato.

Leia mais
Comente

Hot no Donna