Aumenta o risco de conjuntivite no inverno: veja como prevenir

90% dos casos de conjuntivite são causados por vírus

Evite colocar as mãos nos olhos sem lavar
Evite colocar as mãos nos olhos sem lavar Foto: Júlio Cordeiro

A chegada do inverno e a queda da umidade do ar aumentam os riscos de contaminação com conjuntivite.

A doença é uma inflamação de uma membrana externa do olho, a conjuntiva, e aparece devido a algum fator externo, como vírus, bactérias ou alguma alergia.

A oftalmologista Denise Freitas, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que a baixa umidade do ar faz com que o ambiente “roube” a água da superfície ocular, que fica mais seca. O problema é que as lágrimas são uma defesa natural dos olhos contra qualquer organismo estranho e, sem elas, o risco de infeção aumenta. Segundo a médica, o tempo frio também traz perigos para os olhos:

- As pessoas costumam ficar mais juntas, em ambiente fechado, o que aumenta os riscos de transmissão da doença.

Segundo a especialista, o verão também pode ser propício ao contágio.

As conjuntivites causadas por vírus e bactérias são altamente contagiosas. E a sua transmissão ocorre por meio do contato.

O combate à inflamação, depois que ela já está instalada, é feito com repouso, colírios indicados pelo médico e muita compressa de água gelada. No caso da conjuntivite bacteriana, também são ministrados antibióticos.

No entanto, 90% dos casos de conjuntivite são causados por vírus, segundo o oftalmologista Fernando Martins de Oliveira, da Faculdade de Medicina do ABC.

A cura da inflamação costuma demorar de duas a quatro semanas, segundo o médico. Ele ressalta que muitos dos remédios populares conhecidos como infalíveis para a conjuntivite não têm um bom efeito. Leite de peito, limão e água boricada, por exemplo, não devem ser colocados nos olhos.

Como prevenir

:: Manter as mãos sempre limpas é fundamental para prevenir a conjuntivite.

:: A conjuntivite é transmitida por meio do contato. Caso alguém que esteja com a doença coce os olhos e depois encoste em alguma superfície, há o risco de que outra pessoa toque esse mesmo lugar e, em seguida, ponha a mão em um dos olhos. Estará feita a transmissão da conjuntivite.

:: Por isso, deve-se evitar colocar as mãos nos olhos, assim como usar maquiagem, óculos ou lentes de contato emprestadas.

:: A pessoa com conjuntivite deve se manter longe de espaços com muita gente, como shoppings, festas e seu ambiente de trabalho.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna