Beber água ajuda no controle da pressão sanguínea

Programar-se para ingerir a bebida várias vezes ao dia é essencial

Ingestão de água ajuda a perder peso
Ingestão de água ajuda a perder peso Foto: Mário Brasil

Ingerir pelo menos dois litros de água por dia, beber um copo pela manhã ou antes de dormir são recomendações antigas em relação à saúde. O que se descobriu agora é que a água comum influencia diretamente no controle da pressão sanguínea. As informações são de cientistas da Vanderbilt University, de Nashville, nos Estados Unidos.

De acordo com as informações, a bebida teria efeitos fisiológicos no organismo, sendo capaz de aumentar a atividade do sistema nervoso simpático, responsável por funções do corpo humano, como a regulação do gasto de energia e o estado de alerta.

A pesquisa, coordenada por Julia McHugh, utilizou macacos e teve como objetivo descobrir onde e como a água atuava no corpo. Após administrar água comum diretamente no estômago e no duodeno dos animais, a equipe descobriu que o líquido aumentava a pressão sanguínea. Uma solução salina também foi aplicada para efeito de comparação. Os resultados, porém, não foram os mesmos, o que levou os pesquisadores a descartarem o efeito da constrição dos tecidos no experimento. Os dados foram publicados na revista Hypertension.

Há dez anos, o professor de medicina, farmacologia e neurologia David Robertson descobriu a capacidade da água em aumentar a pressão sanguínea, utilizando pacientes com problemas nos reflexos coordenados por barorreceptores – responsáveis por manter a pressão sanguínea em níveis normais.

Outro benefício do consumo de água é a redução de 20% nos desmaios de doadores de sangue, conforme aponta estudo solicitado pela Cruz Vermelha norte-americana com base nas descobertas.

Leia mais
Comente

Hot no Donna