Bebês e crianças também devem se exercitar contra a obesidade

Departamento de Saúde britânico recomenda que os pequenos façam atividades físicas durante três horas por dia

Foto: Stock.Xchng

Como parte de uma campanha contra a obesidade, o governo britânico publicou nesta segunda-feira novas diretrizes que indicam que crianças menores de cinco anos, inclusive aquelas que nem caminham, também devem fazer exercícios todos os dias. Nas suas primeiras orientações para crianças tão novas, o Departamento de Saúde afirmou que os pequenos que podem caminhar devem fazer atividades físicas durante três horas por dia.

A cartilha diz ainda que os pais devem reduzir o tempo de sedentarismo de seus filhos, principalmente em atividades como assistir à televisão ou passear de carrinho. As três horas de exercício devem ser distribuídas ao longo do dia. As orientações afirmam ainda que é provável que duas horas diárias de exercícios infantis possam ser realizados através de brincadeiras, mas que também se incluam outras atividades, como caminhar até a escola, por exemplo.

Para os bebês que ainda não caminham, o governo diz que os pais devem estimular o exercício desde o nascimento, fazendo brincadeiras que exijam movimento ou levando-os à natação.

? É fundamental que os pais apresentem aos filhos pequenos passatempos divertidos e atividades físicas para prevenir que eles se tornem crianças obesas e adultos com sobrepeso e risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e câncer ? disse em comunicado a diretora da Fundação Britânica do Coração Maura Gillespie.

Quase um quarto dos adultos britânicos são obesos e os especialistas estimam que, se continuar assim, em 2050, cerca de 90% dos adultos terá sobrepeso. De acordo com um levantamento oficial de 2008, que contabilizou a quantidade de exercícios que a população praticava, apenas 5% dos britânicos cumpriam com o nível mínimo de atividade física recomendado pelo governo: em torno de 150 minutos por semana, incluindo algum exercício todos os dias.

Para as crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos, a Grã Bretanha recomenda pelo menos uma hora de exercícios diários, que devem incluir atividades intensas para fortalecer músculos e ossos. Nos EUA, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças fazem recomendação semelhante, mas, conforme o Institute of Medicine de Washington, as crianças devem ter pelo menos 15 minutos de exercício para cada hora que passam no berço.

Leia mais
Comente

Hot no Donna