Bebidas vegetais são alternativas para quem não pode tomar leite

Pesquisas apontam que boa parte da população adulta tem intolerância à lactose

Fibras solúveis presentes no suco de aveia são eficazes na redução dos níveis de colesterol
Fibras solúveis presentes no suco de aveia são eficazes na redução dos níveis de colesterol Foto: Genaro Joner

Pesquisas apontam que grande parte da população adulta tem, em maior ou menor grau, intolerância à lactose. A lactose é um açúcar presente no leite que depende de uma enzima chamada lactase para ser digerida, porém a produção desta enzima vai diminuindo com a idade tornando o leite um alimento de difícil digestão, causado desconfortos como distensão abdominal, flatulência e diarreia.

Segundo a nutricionista Flávia Morais, não só a lactose, mas também a proteína do leite pode contra indicar seu consumo.

? Apesar de ser considerado por muitos um excelente alimento, o leite não é bom para todo mundo ? conta Flávia.

A proteína do leite é de difícil digestão. Não digerida faz com que o  sistema imunológico responda e crie anticorpos contra essa proteína acarretando em alergias que podem se manifestar na forma de rinite, sinusite e outras inflamações.

? Quando a proteína do leite não é digerida não conseguimos absorver o cálcio disponível nesse alimento ? explica.

De acordo com a especialista, é possível substituir o leite por bebidas vegetais de digestão mais fácil, como as de arroz, quinoa, aveia e amêndoas, e incluir no cardápio alimentos fontes de cálcio melhores absorvidos pelo organismo, como o gergelim, o painço e as folhas verdes escuras, como a couve.

As bebidas vegetais são isentas de lactose ou proteína do leite, além de conter baixo teor de gorduras.

? Podem substituir o leite de vaca em receitas de vitaminas de frutas, pães, biscoitos, bolos, panquecas, sopas cremosas, purê de batata entre outros ? afirma Flávia.

Conheça os tipos de bebidas vegetais

:: Bebida vegetal de arroz:
 é hipoalergênica, não contém glúten (indicado para celíacos). Tem pequeno teor de gordura e poucas calorias. Normalmente é adicionada de minerais e vitaminas.

:: Bebida vegetal de aveia: sem lactose e sem proteína do leite. As fibras solúveis presentes na aveia são eficazes na redução dos níveis de colesterol e também no controle das taxas de açúcar no sangue.

:: Bebida vegetal de soja: é livre de lactose, sendo uma substituta ideal do leite de vaca para as pessoas com intolerância. Traz os benefícios já reconhecidos da soja: é boa fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e também de isoflavonas que diminuem os sintomas da menopausa. Estudos mostram que o consumo regular de soja reduz os riscos de câncer de mama e próstata. Não contém glúten.

:: Bebida vegetal de quinoa: a quinoa é um cereal com um bom perfil de proteínas além de ser fonte de vitaminas do complexo B e fibras. Não tem glúten e pode ser consumido por pessoas de todas as idades. Não contém glúten.

:: Bebida vegetal de amêndoas: as amêndoas são oleaginosas ricas em proteínas e em ômega 3 e 6. Não contêm colesterol e tem alto teor de vitamina E, um antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e previne contra o surgimento de doenças como câncer.

Receita de bebida vegetal de quinoa

Ingredientes

– 05 colheres (sopa) de grão de quinoa
– 1L de água

Modo de preparo

– Ferver a quinoa na água, em fogo baixo, durante 15 minutos. Desligar. Bater no liquidificador Coar em peneira bem fina, para obter o leite.
– Adoçar com açúcar mascavo ou mel. Pode ser guardado na geladeira por 24h.

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