Bom para o bolso e para a saúde: é possível fazer dieta sem gastar muito

Confira dicas para se alimentar bem gastando pouco

Muitas vezes, alimentos naturais são mais nutritivos e baratos que produtos industrializados que prometem milagres
Muitas vezes, alimentos naturais são mais nutritivos e baratos que produtos industrializados que prometem milagres Foto: Stock Photos, Divulgação

Comprar alimentos com menos gordura, mais fibras, diet, e light nem sempre é uma tarefa fácil para o bolso. Geralmente, os variantes mais saudáveis têm preços mais altos do que os produtos normais. Porém, não é preciso estourar o orçamento para manter uma alimentação adequada.

Segundo a nutricionista Ana Carolina Bragança, alguns produtos industrializados, muito usados por quem quer emagrecer, foram formulados para atingir públicos específicos como pessoas que têm diabetes, colesterol alto ou intolerantes ao glúten e lactose. Portanto, não precisam necessariamente entrar na dieta de quem quer perder peso.

O que poucas pessoas sabem é que mesmo rotulados como diet ou light, esses produtos contêm calorias. É preciso estar atento à composição.

? Atendo muitas pessoas que relatam engordar mesmo optando por esses alimentos. O problema é que acabam comendo em grandes quantidades achando que não terão ganho de peso.

Reduzir quantidades e optar por alimentos naturais são hábitos econômicos que podem facilitar a vida de quem quer emagrecer.

? Frutas, verduras, cereais integrais como o arroz integral, aveia e granola são mais saudáveis e não possuem nenhum componente sintético, melhorando a absorção de nutrientes. Esses produtos são mais baratos ? afirma a nutricionista.

Frutas são opções baratas de fibras

Ana Carolina explica que o corpo necessita diariamente de 20 gramas de fibras. E isso não significa que é preciso correr para todas as embalagens que anunciam “rico em fibras”. A nutricionista compara barrinhas de cereal com as frutas:

:: 3 barras de cereal contêm em média 4,5 gramas de fibras

? Custo médio: R$ 4,50

:: 3 maçãs pequenas podem oferecer em média 18,36 gramas de fibras

? Custo médio: R$ 1,51

:: 3 pêras pequenas podem conter em média 25,92, mais do que o mínimo recomendado de fibras

? Custo médio: R$ 2,31

Por conter mais fibras e vitaminas, as frutas torna-se importantes aliadas. Além disso, pela grande variedade, é possível planejar lanches diferentes todos os dias.

? As da estação costumam ser ainda mais baratas ? completa.

Além disso, procurar opções em feiras e mercados públicos é uma boa opção para quem busca economia. Frutas secas, e oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas também costumam ser mais baratas nesses locais.

Integrais compensam

Outro tipo de alimento que costuma ser mais caro nas prateleiras do supermercado é o integral. Porém, Ana Carolina lembra que o valor compensa pela quantidade que se come. Pães brancos abrem o apetite e fazem com que a pessoa ingira mais quantidade.

? A versão integral sacia com mais facilidade, pois oferece muito mais nutrientes, fazendo com que a pessoa coma menos.

Não esvazie o bolso para perder peso

:: Procure diminuir quantidade de comida ao invés de só substituir por lights e diets. Estes produtos também contêm calorias.

:: Alimentos naturais são geralmente mais baratos que os industrializados e também são mais saudáveis.

:: Água ainda é uma opção mais barata de bebida. Além de saudável, beber bastante água durante o dia ajuda a reduzir a vontade de comer e auxilia no emagrecimento. Se for tomar sucos, prefira os naturais, sem conservantes ou açúcar.

:: Frutas são alternativas de baixo custo para ingestão diária de fibras. Prefira as da estação.

:: Procure fazer compras também em feiras e mercados públicos. Comparando preços, você pode economizar bastante.

Essa matéria foi elaborada a partir da sugestão do leitor Flavio Miranda, de Porto Alegre. Você tem alguma? Participe do nosso mural e mande sua ideia

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