Boneco Ken agora é cinquentão

Brinquedo comemora cinco décadas de sucesso com muito estilo

Era difícil para o Ken acompanhar as mudanças exigidas pela Barbie, diz especialista
Era difícil para o Ken acompanhar as mudanças exigidas pela Barbie, diz especialista Foto: Divulgação

Ele já foi romântico, fez a linha descolado e se engajou no movimento hippie, sempre antenado nas tendências de cada época. Símbolo de beleza e juventude, o boneco Ken, eterno namorado da Barbie, representa há 50 anos o modelo feminino de homem ideal e agora dá início a uma nova fase.

Ken é o novo cinquentão do mercado de brinquedos e, desde a sua criação, em 1961, tem feito de tudo para acompanhar as mudanças pelas quais a amada passou. Mais maduro, ele parece ter desencanado e descoberto uma forma mais tranquila de viver. Carlos Keffer, colecionador de Barbies e curador da mostra O Mundo Encantado da Barbie, em cartaz no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, analisa a trajetória do boneco nas últimas cinco décadas.

— O Ken teve que aprender a lidar com o fato de ser namorado de uma estrela. Ele se transformou muito nesses cinquenta anos para alcançar as expectativas da Barbie. Chegou uma hora em que ele entrou em crise sobre qual o seu verdadeiro papel frente a essa mulher superpoderosa — explica.

:: Veja galeria com dezenas de Barbies e Kens que estão em exposição na Capital gaúcha

O romance da dupla começou com o lançamento do primeiro modelo do boneco, mas sofreu um abalo em 2004, quando o casal mais fashion do universo infantil decidiu se separar. O ano de 2011 marca, além do cinquentenário do bonitão, a reconciliação, e Keffer explica o que pode ter feito com que Ken reconquistasse a ex.

— Era difícil para o Ken acompanhar as mudanças exigidas pela Barbie. Agora, ele está mais seguro de si, divertido e em uma situação confortável nessa brincadeira.

Com a relação renovada e cheio de energia, o boneco representa uma geração na qual maturidade não é sinônimo de decadência. Para confirmar, basta lembrar do enorme sucesso que fez o Ken metrossexual apresentado no desenho Toy Story 3, vencedor do Oscar de Melhor Animação.

Para comemorar seu aniversário, a Mattel acaba de lançar um modelo revolucionário do boneco, o Ken Fala Comigo, equipado com um moderno sistema de gravação e reprodução de mensagens.

— Os 50 anos de Ken mostram que a juventude está muito mais ligada a um estado de espírito. Ele sempre será um homem de atitude, gentil e apaixonado pela Barbie, o eterno companheiro da boneca — explica a gerente da divisão Girls da Mattel do Brasil, Ana Furtado.

Para Keffer, Ken está mais em alta do que nunca. Após seis anos como um solteiro cobiçado, ele se sente mais confiante e está preparado para lidar com a nova etapa.

— Ele dá uma aula de como levar a vida numa boa. Se ele falasse, acho que diria algo como “estou ficando mais velho e não existe problema nenhum em ter 50 anos, mas vamos mudar de assunto”.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna