Bonecos da “Vila Sésamo” conquistam novas tecnologias

Elmo e seus companheiros de programa agora chegam às crianças por meio de livros eletrônicos
Elmo e seus companheiros de programa agora chegam às crianças por meio de livros eletrônicos Foto: Bebeto Matthews

Apesar de seus 40 anos de lançamento, os populares personagens da Vila Sésamo se mantêm em dia com as inovações tecnológicas e, hoje, chegam a uma das poucas plataformas que ainda não tinham conquistado: os livros eletrônicos.

Durante suas quatro décadas no ar, os fantoches foram referência da TV educativa – e nem o passar do tempo nem a rápida transformação das formas de entretenimento das crianças conseguiram amedrontar o Monstro das Bolachas, Elmo e seus amigos. Ao invés disso, eles também estão se adaptando às novas tecnologias e não chegam mais a seu público somente pela televisão e pelos livros, mas também por meio de seu site, seu canal no YouTube, videogames e até aplicativos para dispositivos móveis.

– É importante usar qualquer tecnologia que possa trazer as crianças de volta à fascinação pela leitura e reforçar nossa missão de oferecer material educativo atrativo para que desenvolvam seu potencial máximo – afirmou Scott Chambers, vice-presidente do setor de Distribuição Mundial da Sesame Workshop, a organização com sede em Nova York que está por trás do programa.

– Constantemente experimentamos tecnologias móveis e meios interativos. Estamos orgulhosos de manter relações com algumas das empresas mais avançadas do mundo, e tudo isto é só o início do que devemos fazer entre 2010 e 2011 – Chambers acrescentou.

O próximo passo na conquista das novas tecnologias será dado nesta terça-feira, com o lançamento da primeira coleção de livros eletrônicos da Vila Sésamo, um seriado infantil que chegou a ser transmitido em 140 países do mundo. Os livros poderão ser acessados gratuitamente por um site especial, que, a partir de janeiro, disponibilizará mais títulos à coleção.

O lançamento, que coincide com o ano em que é comemorado o 40º aniversário de lançamento de Vila Sésamo, permitirá que os interessados leiam os livros online, escutem as histórias por meio de audiobooks ou os utilizem de forma interativa.

– Se as novas tecnologias podem ser utilizadas para ajudar uma criança a compreender ou ampliar uma ideia, devemos dar a elas a liberdade de usá-las – defendeu Chambers.

Nos primeiros meses de 2010, a Sesame Workshop prevê começar a oferecer novos títulos, que serão pagos previamente. Também será estabelecido um programa de encomendas, pelo qual as famílias terão acesso a uma biblioteca de mais de 100 títulos, que será atualizada mensalmente.

O primeiro título que será vendido como livro eletrônico será The Monster at the End of This Book, a publicação da Vila Sésamo de maior sucesso.

Ganhadora de um prêmio Emmy por seu trabalho de adaptação das novas tecnologias, a Sesame Workshop impulsiona assim seu esforço para chegar às crianças por meio de novas plataformas, com os mesmos objetivos de potencializar hábitos saudáveis, força emocional, desenvolvimento intelectual e capacidade crítica, explicou a diretora de Educação e Pesquisa em Meios Digitais da empresa, Makeda Mays Green.

Na loja virtual iTunes, da Apple, Vila Sésamo também tem discos, três temporadas do programa de televisão, dezenas de canções, um filme e um audiobook disponíveis.

Leia mais
Comente

Hot no Donna