Brasileiros desconhecem propriedades nutritivas da soja, aponta pesquisa

40% dos entrevistados nunca experimentaram produtos derivados da soja

Efeito de redução de colesterol é mais reconhecido na soja do que em qualquer outro tipo de proteína
Efeito de redução de colesterol é mais reconhecido na soja do que em qualquer outro tipo de proteína Foto: Tiago Vianna

Com o aumento da renda e a urbanização cada vez mais acentuada do estilo de vida, os brasileiros estão mudando seus hábitos de compra e, consequentemente, de alimentação. Quase metade do país (46,6%) apresenta excesso de peso, número esse que se repete até mesmo entre os mais jovens – uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso ideal.

A preocupação dos especialistas com este quadro se dá pela série de problemas que podem afetar a qualidade de vida e a produtividade do indivíduo como consequências do sobrepeso e obesidade, como pressão alta, diabetes, colesterol elevado, infarto e até mesmo câncer.

Segundo o doutor em Tecnologia de Alimentos da Unicamp, Jorge Behrens, para estimular a alimentação saudável, uma das metas da indústria alimentícia é conseguir desenvolver produtos com foco na saúde, sem deixar de lado o sabor.

? O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo e o alimento precisa ser explorado como uma alternativa saudável, pois a soja é fonte de proteínas e auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue.

Pesquisa de campo apresentada por Behrens aponta que 60% dos entrevistados conhecem os alimentos derivados do grão, como o tofu e a bebida à base de soja, porém apenas 30% os consomem com alguma freqüência.

? A desinformação é o principal fator. Poucos conhecem alternativas de produtos derivados da soja como uma fonte saudável e prática de alimentação. A bebida à base de soja, por exemplo, é uma boa porta de entrada para o consumo desse alimento, pois geralmente tem um sabor que agrada a maioria das pessoas. O consumo é pequeno mais por uma questão de hábito do que por rejeição ? afirma Behrens.

Consumidores intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite e com colesterol alto encontram na bebida à base de soja uma alternativa saborosa ao leite de vaca. Mais do que isso, a ingestão de soja está ligada à redução do risco do desenvolvimento de algumas doenças crônicas, além de ser fonte de proteínas de alta qualidade, ideal para vegetarianos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna