Brigadeiro, o doce mais popular do Brasil, ganha ares de requinte

Mais refinada e saborosa, receita leva manteiga e lascas de chocolate

Conhecido como negrinho ou brigadeiro, o doce reina em festinhas de criança
Conhecido como negrinho ou brigadeiro, o doce reina em festinhas de criança Foto: Reprodução

Compartilhar

Ele reina nas festas de aniversário de criança e é perfeito para comer de colher, sem cerimônia. Agora, porém, é a vez de o brigadeiro conquistar o mundo gourmet. O modo de preparo artesanal continua intacto, mas o doce ganhou ingredientes refinados e novas versões.

Nada de achocolatado ou margarina. Bom mesmo é apostar na manteiga e em lascas de chocolate. Os doceiros trabalham para valorizar a mistura genuinamente brasileira.

Uma das pessoas responsáveis por elevar o status da guloseima ao de doce requintado é Juliana Motter. Apaixonada pelo produto, a doceira paulista chegou a ser chamada de Maria Brigadeiro pelos amigos, porque toda vez que aparecia em uma festa chegava acompanhada de uma bandeja repleta de docinhos. Hoje, é proprietária do ateliê Maria Brigadeiro, em São Paulo, e autora de O Livro do Brigadeiro (Panda Books, 93 páginas, R$ 36,90).

Para uma receita de brigadeiro gourmet ter sucesso é preciso investir nas ferramentas e se dedicar à receita. Para começar, é importante reservar uma panela e uma colher de pau só para praticar o ofício. Em sua loja, Juliana usa os modelos de ferro fundido ou alumínio, porque eles distribuem melhor o calor. Quem está acostumado a fazer a mistura do doce com achocolatado e margarina vai sentir uma grande diferença se resolver investir nos ingredientes sugeridos por Juliana (veja receita).

? Parece frescura, mas não é. O ingrediente principal é o leite condensado. A manteiga é feita de leite, e a margarina é um creme vegetal. O doce não vai ficar tão nobre se não usarmos as melhores matérias-primas. O achocolatado é uma mistura de ingredientes e tem uma parte muito pequena de chocolate ? afirma.

BRIGADEIRO TRADICIONAL

Ingredientes

? 1 lata de leite condensado

? 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito

? 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal

?  Raspas de chocolate para confeitar

? Fôrmas de papel

Modo de preparo

1. Despeje o leite condensado na panela.

2. Acrescente o chocolate, misture bem. Junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.

3. Com alguns minutos de fogo, a massa ganha cor e consistência: fica marrom-escuro e um pouco pesada. É então que começa a desgrudar do fundo da panela, sinal de que está pronta.

4. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar.

5. Molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.

Rendimento: 30 docinhos

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna