Bronzeado: dez perguntas e respostas

Tire suas dúvidas sobre proteção solar e fique bem neste verão

Foto: Charles Guerra

Compartilhar

Sua pele “descasca” todo verão? Quer um bronzeado duradouro? Não está a fim de desfilar parecendo um tomate? A coluna Stagione, do Diário de Santa Maria, consultou uma dermatologista e fez uma série de perguntas para ajudar você a aproveitar o sol com mais saúde.

Stagione – Existe um protetor solar para cada tipo de pele e para rosto e corpo?
Márcia Carvalho – Protetores solares devem ser usados por todas as pessoas, em todas as áreas expostas e o mesmo fator em todo o corpo. Procure na embalagem FPS (proteção para radiação UVB) e PPD (proteção para radiação UVA). O FPS abaixo de 15 não protege. FPS 15 pode ser usado por pessoas mais morenas e que se expõem pouco ao sol. FPS 30 ou mais deve ser usado por quem tem pele muito clara, expõe-se muito ao sol, já apresenta sinais de excesso de sol e que já teve ou tem história familiar de câncer de pele e por quem quer permanecer jovem por mais tempo.

Stagione – É verdade que é pequena a diferença entre FPS 30 e FPS 60?
Márcia – A diferença entre FPS 30 e fatores mais altos não é muito grande, mas se a pessoa não usar corretamente, essa diferença acaba sendo muito importante. Uso correto: deve ser aplicado cerca de 20 minutos antes da exposição ao sol, reaplicar de duas em duas horas, reaplicar sempre que sair da água, usar mesmo nos dias nublados e frios (inclusive inverno) sempre que sair de casa.

Stagione – E bebês e crianças?
Márcia – Bebês até 6 meses não devem usar protetor solar. Após essa idade, devem usar protetor para crianças, com FPS mínimo 30.

Stagione – Como não “descascar”?
Márcia – Muitas pessoas “descascam” alguns dias depois de pegar sol. Isso acontece quando não houve uso correto do protetor. Após o sol, procure tomar banho com sabonete hidratante ou neutro. Passe hidratante diariamente, de preferência após o banho.

Stagione – Há alimentos que ajudam a bronzear?
Márcia – Frutas e legumes com cor amarela, laranja ou vermelha são ricos em caroteno. Darão uma cor amarelada à pele, que se transforma num tom bronzeado com exposição ao sol.

Stagione – Devo usar um próprio para os lábios? E como proteger os cabelos?
Márcia – Nos lábios podem ser usados produtos específicos ou o mesmo usado no resto do corpo. Para cabelos, já existem produtos adequados.

Stagione – Como identificar o produto (gel, creme, spray) ideal para mim?
Márcia – Pessoas com pele mais oleosa devem procurar protetor em gel ou gel creme ou livre de óleo ou fluido para evitar piora da oleosidade ou mesmo aparecimento de acne.

Stagione – Quando é possível trocar o protetor pelo bronzeador?
Márcia – Evite usar bronzeadores porque eles não irão proteger a sua pele.

Stagione – Autobronzeadores fazem mal?
Márcia – Eles podem ser usados sem medo. Mas não dispensam o protetor.

Stagione – Que manchas indicam câncer?
Márcia – Sempre procure um dermatologista se notar alguma pinta que está mudando, ou feridas ou carocinhos aumentando.

Leia mais
Comente

Hot no Donna