Cabelos e pele costumam ser danificados pelo efeito do sol

Veja algumas orientações de dermatologista para reverter efeitos negativos

Seios maiores são consequência de aumento de gordura e de tecido também
Seios maiores são consequência de aumento de gordura e de tecido também Foto: Patrick Rodrigues

Curtir o sol pode custar caro a pele e aos cabelos se não forem adotados os cuidados necessários. A dermatologista Taciana Sugai lembra que hidratação diária da pele e o uso de protetor solar meia hora antes de se expor ao sol são algumas das regras para quem não quer ver o verão terminar em manchas e ressecamento da pele.

? É possível encontrar inclusive protetor solar com fórmulas tão complexas que, ao mesmo tempo, protegem, hidratam e previnem o envelhecimento da pele ? diz a médica.

Composições cada vez mais elaboradas que também se vê em cremes, xampus e óleos. O arsenal de cosméticos promete proteger a pele dos danos causados pela radiação solar e até mesmo recuperar os estragos, no caso daqueles que abusaram.

Para se preparar e se cuidar, há spray que devolve a maciez ao cabelo, cápsulas fotoprotetoras, produtos que regeneram as células, hidratantes poderosos, cremes que reduzem as celulites e autobronzeadores que deixam você na cor do verão sem precisar agredir sua pele.

Siga as recomendações

:: Tratamentos estéticos e de rejuvenescimento da pele que usam laser ou peelings devem ser evitados nesse período. Alguns tratamentos que agem mais profundamente na pele restringem a exposição solar por até seis meses, já que podem irritar ou manchar a pele.

:: Se você usa cosméticos procure o dermatologista antes de ir à praia ou à piscina. Alguns contêm concentrações de ácidos que podem provocar manchas em contato com o sol.

:: Aplique o protetor solar meia hora antes de se expor ao sol e reaplique o produto a cada duas horas.

:: Use hidratante na pele diariamente, especialmente depois do banho, já que facilita a absorção do produto. Você pode reaplicar o creme à noite, em áreas mais ásperas como cotovelos e pés.

:: Peça orientação a um dermatologista na hora de escolher o protetor solar e os hidratantes. Alguns são muito oleosos e podem provocar acne.

:: Aplique um spray de água termal na pele. O produto tem ação antioxidante, anti-inflamatória e pode ser usada sobre a maquiagem e o protetor solar.

:: Para proteger os cabelos, use bonés e chapéus.

Fonte: dermatologista Taciana Sugai

Leia mais
Comente

Hot no Donna