Cada mês do ano pode ser reservado a uma proposta diferente de beleza, saúde e bem-estar

Veja a sugestão de tratamentos conforme um calendário das estações

Foto: Reprodução

Compartilhar

Nunca é tarde para cuidar da pele e dos cabelos, para fazer as pazes com a balança, para relaxar. Mas cada momento tem sua motivação específica. Em janeiro, por exemplo, todo mundo quer um corpo legal para desfilar nas praias do país. Desde já alertamos: sol e intervenções estéticas mais radicais estão for a de cogitação, dadas as dificuldades de cicatrização e a possibilidade de surgimento de manchas.

? Pele bronzeada não combina com laser, tanto para a depilação quanto para procedimentos de rejuvenescimento, como a retirada de estrias e de microvarizes na face ? alerta o dermatologista Ricardo Fenelon.

E, independentemente de qualquer coisa: filtro solar sempre. No mais, você um ano inteiro pela frente para ficar mais bonita ? é só se programar.

Janeiro
É quando as pessoas procuram colocar em prática as promessas de Ano-Novo. Então, mãos à obra, pois ainda sobram alguns dias. Para Raquel Santiago, proprietária de uma clínica de estética, um up-grade na autoestima pode ser obtido com sessões de Accent, um aparelho de radiofrequência que combate a flacidez cutânea facial e corporal, a celulite e a gordura localizada. O procedimento é simples: 
? A região a ser tratada é massageada e aquecida, o que estimula a formação de colágeno, tonificando a pele ? explica a empresária.
O calor ajuda a romper as células de gordura, que acabam sendo eliminadas naturalmente pelo organismo. Normalmente, são indicadas seis sessões iniciais, com intervalo semanal, a depender do caso.

Fevereiro
Este ano o Carnaval cai no início de março. Que tal reservar o mês que antecede a folia para ganhar preparo físico? 
? Qualquer atividade física deve ser acompanhada por profissionais e médicos ? lembra o personal trainer Rafael Quintino.
Para perder peso, ele indica atividades aeróbicas de nível moderado a intenso, como spinning, jumping e tai fight. Quem não gosta de academia pode se juntar a grupos de corredores.

Março
Bom período para aderir a procedimentos antiflacidez à base de luz infravermelha, como é o caso do proporcionado pelo Titan. Segundo Raquel Santiago, este aparelho pode ser usado com mais frequência na face e no pescoço. Durante o tratamento é obrigatório o uso de bloqueador solar. Além disso, antes de experimentar a técnica, o paciente deve, necessariamente, passar por uma avaliação clínica e se certificar de que os equipamentos são registrados no Ministério da Saúde.

Abril
Com o fim do verão, é hora de preparar a pele para o inverno. Uma boa pedida são os peelings, indicados para tratar manchas, descamação e ressecamento. Mas atenção: mesmo no inverno é recomendado o uso de filtro solar.

Maio
Nessa época, a dica é cuidar dos cabelos. A visagista Margarida Dias indica sessões de hidratação para quem deseja pintá-los, de modo a diminuir os danos da coloração. 
? Devido aos agentes químicos da tinta, o cabelo torna-se alcalino. As cutículas se abrem, ele fica sem brilho, embaraçado e difícil de pentear ? explica. É interessante o uso de xampus ácidos, que prolongam a coloração.

Junho
Cansada? Que tal fazer uma massagem relaxante com óleos aromáticos e pétalas de rosas? Acrescente um banho de ofurô com sais efervescentes. Você vai descansar a mente e se preparar para o segundo semestre.

Julho
Tempo de rever as metas. Um grande progresso pode ser alcançado graças a um tratamento ortomolecular. Além de reduzir medidas, adia os efeitos da idade e combate os sintomas da tensão pré-menstrual. Segundo o médico Ícaro Alcântara, o método trabalha em três frentes: correção das carências do organismo (vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos); desintoxicação (de toxinas e metais pesados, por exemplo); combate aos radicais livres. Contudo, deve-ser tomar cuidado para não ser iludida por fórmulas disfarçadas de ortomolecular. 
? Boa parte delas apresenta substâncias que podem lesar gravemente o organismo ou até mesmo engordar quem as utiliza de forma inadequada ? avisa o médico.

Agosto
Hora de eliminar os pelos indesejados com sessões de depilação a laser. Já existem no mercado aparelhos de última geração que não causam incômodo e têm índices menores de irritação na pele. Já na segunda aplicação é possível ver os resultados. Mas não se esqueça de procurar clínicas e médicos autorizados para a realização desse tipo de tratamento. E, claro, siga as recomendações à risca.

Setembro
Nesse ponto, a preparação para o verão já deve estar a todo vapor. Então, continue no combate à flacidez. Para isso, indicamos sessões de Laser CO2 Fracionado. Um plus desse aparelho é que ele ajuda a eliminar rugas e manchas.

Outubro
Para dar um gás em seu programa de vida melhor, aconselhamos algumas sessões de pressoterapia. Trata-se de um aparelho computadorizado que realiza uma massagem voltada à eliminação do excesso de líquido linfático (o grande responsável pela celulite e pelos inchaços corporais). É uma espécie drenagem linfática, mas, em vez de mãos, usa-se um macacão que pressiona o corpo.

Novembro
O tempo urge. Ganhou algumas rugas? Acabe com elas, com o aparelho de luz intensa pulsada. Equipamento que atua na pele combatendo o envelhecimento precoce, eliminando pequenos vasos, manchas e poros abertos. Além disso, melhora a aparência das rugas finas. O tratamento é feito em sessões quinzenais e a quantidade de sessões varia conforme a necessidade da paciente.

Dezembro
O ano já está acabando. Boa época para renovar os projetos e festejar. Experimente uma massagem com pedras quentes ou com bambus. Sessões de shiatsu, técnica oriental que estimula os pontos de concentração de energia do corpo, também trazem bem-estar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna