Cai o mito: mulheres estacionam melhor do que homens, diz pesquisa britânica

Estudo feito na Grã-Bretanha mostra que elas são mais precisas na hora de alinhar o veículo na vaga

Criador da pesquisa diz que estudo acaba com falso mito de que homens têm noção espacial melhor do que as mulheres
Criador da pesquisa diz que estudo acaba com falso mito de que homens têm noção espacial melhor do que as mulheres Foto: Stock.Photos

Aquele ditado machista que diz que mulheres ao volante são um perigo constante perde cada vez mais força. Recentemente uma pesquisa britânica apontou que as mulheres estacionam melhor os carros e que são mais precisas quando precisam alinhar o veículo. A pesquisa, encomendada pela rede de estacionamentos NCP, observou 2,5 mil motoristas em 700 estacionamentos espalhados pela Grã-Bretanha durante um mês.

As constatações: 

_ mulheres são melhores na hora de encontrar espaços e mais precisas quando precisam alinhar carro antes de iniciar cada manobra;

_ elas gastam mais tempo para estacionar, mas têm probabilidade de deixar o carro centralizado na vaga;

_ homens são mais hábeis para dirigir para frente e demonstram mais confiança no trânsito;

_ poucos deles optam por reposicionar o carro depois de entrar na vaga.

Elas encontram as vagas com mais facilidade

A velocidade na hora de encontrar um espaço apropriado para estacionar, rapidez nas manobras, a habilidade de entrar no espaço com o carro em marcha a ré ou de frente foram alguns dos sete quesitos avaliados.

Em uma pontuação que poderia chegar a 20 pontos, as mulheres conseguiram alcançar, em média, 13,4 pontos e os homens chegaram aos 12,3 em média.

A primeira categoria analisada pela empresa foi a habilidade de encontrar uma boa vaga e os homens ficaram atrás das mulheres. Para os pesquisadores, a impaciência deles faz com que não percebem os melhores locais para estacionar.

No quesito velocidade de manobras na hora de estacionar, elas ficam para trás. Em média, homens precisaram de 16 segundos para estacionar, enquanto que as mulheres consumem, em média, 21 segundos.

Quando o assunto foi a centrealização do carro na vaga, os homens marcaram menos pontos. Apenas 25% deles conseguiram deixar o carro no centro do espaço disponível contra 53% das mulheres.

O teste foi criado pelo professor de autoescola Neil Beeson. Ele diz que ficou surpreso com os resultados, pois achava que os homens sempre aprendiam a dirigir melhor do que elas. O professor acredita que elas podem ter guardado melhor as informações. Para Beeson, o resultado parece acabar com o mito de que homens têm uma noção espacial melhor do que as mulheres.

As informações são do jornal Estadão.

Leia mais
Comente

Hot no Donna