Calor e alto astral da praia convidam a exercícios na areia

Esporte da dupla Maria Elisa e Talita, o vôlei de praia exige gasto calórico 30% maior do que a versão em quadra do esporte
Esporte da dupla Maria Elisa e Talita, o vôlei de praia exige gasto calórico 30% maior do que a versão em quadra do esporte Foto: Mauricio Kaye/CBV, Divulgação

O calor e o alto-astral do verão convidam os atletas e os amantes do esporte a trocar o ambiente fechado das academias por atividades ao ar livre. Ou na praia, durante o veraneio, ou em quadras de vôlei em clubes sociais, é bom lembrar que a mudança de ambiente pode alterar a prática dos exercícios. Como o corpo encontra mais obstáculos e desníveis em terrenos arenosos, acaba precisando de mais músculos para realizar as mesmas atividades – o que resulta em um gasto calórico significativo.

– O percentual de calorias que se gasta no vôlei de areia é 30% maior do que no indoor (jogado na quadra). Além disso, o fator climático ajuda a acelerar o metabolismo – afirma o educador físico Ernesto de Souza, técnico de vôlei de areia.

Outra vantagem da areia é a redução do impacto absorvido pelo corpo, o que diminui o risco de lesões. Para o condicionamento físico, a areia também é opção vantajosa, pois exige mais da musculatura.

–  Correr 20 minutos na areia corresponde a uma hora no solo. O esforço é bem maior, porque o músculo é mais tensionado – diz o educador físico Glauco de Sousa.

Mesmo com tantas vantagens, a troca do solo pela areia exige mais cuidados do que o uso de cangas e protetor solar. Não há problema em correr na areia sem tênis, mas é preciso observar o tipo de areia escolhido, alerta a fisioterapeuta Adriana Feijó. Correr na areia dura é a mesma coisa que correr no solo, porque ela se deforma pouco. O ideal é escolher sempre a areia fofa, para preservar o joelho e a coluna do impacto causado pelo exercício.

DICAS  

::: Como qualquer exercício, antes de colocar o pé na areia, faça alguns exames para verificar se a saúde está em perfeito estado – dê atenção especial ao sistema cardiovascular, à coluna e às articulações do joelho.

::: Praticar exercícios na areia exige mais preparo que em solo. Por isso, o ideal é começar de forma gradual.

::: Durante as férias, é comum perder um pouco do condicionamento físico. Nesse caso, uma caminhada na areia é uma boa opção para fazer a manutenção, pois trabalha a musculatura de forma mais intensa e em menos tempo.

::: Além de caminhada ou corrida, saltos e polichinelos são algumas opções de exercícios para trabalhar os membros inferiores e ganhar condicionamento físico

Objetivos  
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Analise o que você quer. Livrar-se do estresse? Faça atividades ao ar livre. Quer melhorar sua vida social? Matricule-se na academia.

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