Campanha estimula respiração saudável para prevenir doenças

Projeto será lançado oficialmente nesta sexta-feira

Preocupados com a saúde respiratória da população brasileira, médicos da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) lançam oficialmente nesta sexta-feira, a segunda edição da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”. O objetivo é alertar e orientar a todos sobre as vantagens de se respirar pelo nariz e dos perigos e consequências que a sua ausência pode causar à saúde.

A campanha pretende esclarecer as principais dúvidas sobre os cuidados com a respiração nasal além de dicas de prevenção à gripe, diferenças entre resfriados, rinites, sinusites; o ronco e a apnéia do sono; obesidade e respiração, alterações do olfato e doenças que causam a obstrução nasal.

A ABR também lançou na internet a TV Respire Pelo Nariz, um canal onde é possível assistir a uma palestra com orientações de especialistas, sobre respiração saudável.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 70% da população mundial respiram de forma errada, prejudicando não apenas o sistema respiratório, mas também toda estrutura óssea facial, inclusive os dentes. Os pacientes que têm o hábito da respiração oral também estão sujeitos a apresentar, ronco e apnéia do sono, alterações de paladar, olfato, mastigação, voz, postura corporal, menor rendimento físico, inflamações no ouvido e garganta, entre outros sintomas. 

? Devemos sempre priorizar a busca por uma boa qualidade de vida, principalmente nos dias de hoje. E para isso é fundamental uma respiração correta, feita por via nasal. Pessoas que respiram pela boca apresentam alguns problemas com o sono, irritação, ansiedade, depressão e até dificuldades nas atividades sexuais, afetando de forma significativa sua vida social ?, afirmou o Dr. Nilvano Alves de Andrade, presidente da ABR.

A rinite é outra grande preocupação. Cerca de 30% da população brasileira pode respirar mal em função das rinites alérgicas. Estatística que pode aumentar em até 50% se consideradas outras doenças respiratórias. Segundo Dr. Olavo Mion, Secretário da ABR, a Rinite Alérgica ocasiona uma grande piora na qualidade de vida, tanto dos adultos quanto das crianças, e esta queda da qualidade se compara à das doenças cardíacas.

Quando inspirado pelo nariz, o ar é umedecido, aquecido e filtrado, evitando que as impurezas cheguem ao organismo. Por sua vez, a respiração pela boca não prejudica apenas o sistema respiratório, mas também gera impactos no desenvolvimento da estrutura óssea facial. Além disso, a vida social de quem sofre deste problema também é prejudicada.

A principal causa da respiração pela boca é a obstrução nasal. Nariz entupido não é uma doença, é um sintoma de que algo está errado. Os motivos variam de um resfriado comum e rinites até tumores, incluindo a Hipertrofia (aumento) de amídalas e adenóides, desvio de septo. As consequências também são diversas, dependendo da idade do paciente e da gravidade do problema. Em todos os casos é essencial o exame da cavidade nasal. O otorrinolaringologista dispõe de técnicas precisas para esta finalidade, como por exemplo, a vídeo-endoscopia nasal.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna