Cardápio caipira: confira receitas de doces para compor um delicioso banquete junino

Saiba como preparar os pratos mais tradicionais da época

Canjica com coco não pode faltar na festinha junina
Canjica com coco não pode faltar na festinha junina Foto: Divulgação

Pipoca, quentão, milho verde, além de músicas e brincadeiras típicas, são os ingredientes dos arraiais de São João pelo País afora. Quer fazer uma festinha animada com direito a um delicioso banquete junino? Confira receitas doces e salgadas para compor o cardápio caipira.

:: Canjica com coco

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de Canjica de Milho

1 ½ litro de água

3 g de Canela em Casca

1 ½ xícara (chá) de açúcar

100 g de coco ralado

4 xícaras (chá) de leite integral.

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho com água de um dia para o outro. Escorra a água. Coloque a canjica em uma panela de pressão e acrescente a água (1 ½ litro) e a canela. Cozinhe por 30 minutos após o início da pressão (é o tempo suficiente para que os grãos fiquem macios). Espere acabar a pressão e acrescente o açúcar, o coco ralado e o leite. Deixe ferver, com a panela destampada, até engrossar. Enfeite com tiras do coco. Dica: se preferir a canjica com mais caldo, adicione mais 200 ml de leite e açúcar a gosto.

:: Pudim de claras com crocante de amendoim

Ingredientes:

Crocante: 1 ½ xícara (chá) de açúcar

¾ xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de amendoim torrado.

Calda: 1 xícara (chá) de açúcar cristal

½ xícara (chá) de água.

Pudim: 12 claras em temperatura ambiente

24 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo:

Crocante: em uma panela, misture a água e o açúcar e leve ao fogo, mexendo até que se dissolva. Cozinhe até que a calda engrosse e fique com cor de caramelo. Adicione o amendoim e derrame a mistura sobre uma pedra de mármore untada. Deixe esfriar e quebre o caramelo em pedaços pequenos, ou bata rapidamente no processador para obter um crocante.

Pudim: em uma panela, misture o açúcar e a água e leve ao fogo, mexendo até o açúcar derreter. Ferva até obter um caramelo de cor clara. Rapidamente, espalhe a calda em uma fôrma (de buraco no meio, com 25 cm de diâmetro). Reserve. Bata as claras em neve até obter picos moles. Junte o açúcar aos poucos e continue batendo por mais dez minutos, até formar um suspiro brilhante. Coloque metade do suspiro na fôrma, espalhe metade do crocante e cubra com o restante do suspiro. Leve para assar por de 15 a 20 minutos, em forno moderado (170 °C). Retire do forno e deixe amornar. Vire o pudim sobre um prato e leve para gelar antes de servir. Decore o pudim com o restante do crocante de amendoim.

:: Cuscuz de tapioca

Ingredientes:

250 g de Tapioca

1 litro de leite integral frio

1 vidro de leite de coco (200 ml)

1 lata de leite condensado (395 g)

1 coco fresco pequeno ralado.

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a tapioca, acrescente o leite e mexa por dez minutos. Acrescente o leite de coco, mexendo de vez em quando, para não empelotar, e deixe descansar por 12 horas na geladeira. Sirva individualmente com o leite condensado e o coco ralado. Dica: se preferir a consistência mais firme (de cortar), coloque o leite quente e despeje em uma fôrma molhada. Deixe esfriar e leve à geladeira por duas horas. Desenforme e sirva com o leite condensado e o coco.

:: Bolo de fubá

Ingredientes:

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

200 g de margarina

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de Fubá

1 ½ xícara (chá) de Pura Soja Mais Vita

1 vidro de leite de coco (200 ml)

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata bem os ovos, o açúcar e a margarina. Acrescente a farinha de trigo e o fubá, intercalando com o Pura Soja e leite de coco, sempre batendo até a massa ficar homogênea. Adicione o fermento e misture sem bater. Coloque a massa em uma assadeira de 25 cm x 30 cm, untada e polvilhada com a farinha. Leve para assar em forno preaquecido a 180 ºC, por 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna