Carnaval: cerca de 700 mil pessoas devem curtir a folia em Recife

Brincar fantasiado é o ponto alto da festa em Olinda

Além do frevo, os bonecos gigantes animam o Carnaval em Olinda
Além do frevo, os bonecos gigantes animam o Carnaval em Olinda Foto: Ver Descrição

Em Pernambuco, a movimentação para o Carnaval 2011 começou em janeiro. Recife e Olinda respiram o ar carnavalesco com prévias todos os fins de semana em clubes ou a céu aberto. Tanta animação deixa as duas cidades cheias de turistas desde já.

? As reservas de Carnaval apontam uma ocupação próxima dos 100% e alguns hotéis já estão com listas de espera para seus pacotes carnavalescos ? afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), José Otávio Meira Lins.

Na capital pernambucana, serão oito polos oficiais de festa batizados de Afro, Agremiações, Fantasias, Mangue, Multicultural, Todos os Frevos, Todos os Ritmos e Tradições. Em cada um deles, haverá apresentações gratuitas de artistas nacionais e locais. A abertura oficial, em 4 de março, será uma homenagem às mulheres, com shows de Elba Ramalho, Maria Gadú, Marina Lima, Fernanda Takai, Zélia Duncan, Karina Buhr e Roberta Sá, entre outras.

Haverá também atrações internacionais e 800 apresentações de agremiações, como frevo, caboclinho e maracatu, nos polos. Essa diversidade é a razão de Recife ser conhecido por ter o Carnaval mais multicultural e democrático do Brasil.

Folia em Olinda

Mas se o seu destino é a folia olindense, reserve um espaço na mala para a fantasia de Carnaval, pois brincar disfarçado é o ponto alto da festa. Em Olinda, o frevo já toma conta das ladeiras todos os domingos e não é preciso pagar para brincar. Basta chegar à cidade e se divertir no vaivém pelas ruas da cidade histórica atrás de agremiações como Ceroula ou Pitombeira. Para quem curte maracatu, a dica são os ensaios promovidos pelo percussionista Naná Vasconcelos em vários pontos de Recife.

Quem tem vagas?

? Este ano, a expectativa é de que a capital pernambucana receba um fluxo global de visitantes superior a 700 mil pessoas. Para facilitar a vida dos turistas, a prefeitura de Recife e a ABIH-PE criaram o Box da Disponibilidade, uma central com informações sobre vagas em todos os meios de hospedagem da cidade. Mais informações pelos (81) 3355-8409 e 3355-0128.

Na internet

? Para acompanhar as novidades do Carnaval recifense, acesse www.carnavaldorecife.com.br

? Para saber mais sobre a festa em Olinda: www.carnaval.olinda.pe.gov.br

? Se você ainda não conhece Recife, a dica é um passeio online pela cidade: www.mapavirtualdorecife.com.br

Leia mais
Comente

Hot no Donna