Carnaval: quem pretende curtir a folia em Salvador deve preparar o bolso

Expectativa é de que 650 mil turistas participem da festa

Para curtir os shows em Salvador, a melhor opção é ficar no bloco ou no camarote
Para curtir os shows em Salvador, a melhor opção é ficar no bloco ou no camarote Foto: Alex Oliveira

Se você acabou de decidir que vai pular o Carnaval em Salvador, é bom preparar o bolso. Há menos de duas semanas da folia, os blocos já estão vendendo o quinto (ou sexto, em alguns deles) lote de abadás, e os preços só crescem ? podem chegar a R$ 1 mil. Pagar esse valor garante entrada em pelo menos um dos seis dias de festa.

A dica de Rodrigo Magalhães, sócio-diretor da Folia Bahia, empresa de turismo especializada no Carnaval baiano, é a seguinte:

? Não deixe para comprar o abadá ou o camarote em cima da hora. Alguns deles chegam a dobrar de preço nos dias de festa.

Quem se preparou com antecedência agora precisa de muita disposição, claro, para aproveitar um dos maiores carnavais do mundo. A festa baiana é para quem gosta de multidão e, principalmente, de axé. Neste ano, a expectativa é de que 650 mil turistas participem da festa. Segundo a Secretaria de Turismo do município, cerca de 2 milhões de pessoas por dia brincam ao som de bandas e trios elétricos.

Para curtir os shows, a melhor opção é ficar no bloco ou no camarote ? e, para isso, é também preciso ter o abadá. Os camarotes ficam ao longo dos circuitos e dispõem de toda a estrutura para fazer valer cada centavo gasto: gastronomia variada, salão de beleza, DJs, boates, banheiros climatizados e sofás. Assim, é possível curtir a animação sem perder o conforto.

? Estar em um dos camarotes significa aproveitar o que há de mais luxuoso no Carnaval de Salvador ? ressalta Magalhães.

Onde rola o fervo

Três circuitos são os mais disputados: Barra/Ondina, Avenida/Campo Grande e Centro Histórico. No primeiro, o mais badalado, apresentam-se as grandes atrações e os melhores shows. Os outros dois têm um estilo mais voltado para as raízes do Carnaval baiano, com afoxés, batucadas e até um pouco de samba.

A banda Chiclete com Banana geralmente é a mais aguardada durante os dias de folia. O Carnaval da Bahia, porém, também é de estrelas como Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Asa de Águia, Timbalada, Jammil, Olodum e André Lelis. Destino de 650 mil turistas no Carnaval, Salvador atrai com trios elétricos e abadás

Dicas

? Como em toda aglomeração, a folia baiana merece cuidados, mas quem curte garante: Salvador não é uma cidade perigosa no Carnaval. Para Rodrigo Magalhães, da Bahia Folia, em blocos e camarotes, o risco é praticamente zero. As áreas reservadas e confortáveis são as preferidas dos casais, enquanto os solteiros gostam de seguir o trio.

? Salvador fica lotada nesta época e é preciso ter muita paciência. Supermercados, ruas, hotéis, transporte público e táxi ficam mais concorridos. O melhor é estar perto dos circuitos da folia, seja em hotel, albergue ou apartamento alugado. Evite grandes deslocamentos, pois o trânsito próximo aos locais da festa fica bastante complicado.

? Para saber mais sobre a festa na Bahia, acesse www.carnaval.salvador.ba.gov.br

Leia mais
Comente

Hot no Donna