Carolina Ferraz lança livro de culinária em Porto Alegre nesta quinta-feira

Atriz se prepara para lançar livro de receitas pela editora Jaboticaba

Foto: Divulgação

Cozinhar é uma das atividades prediletas de Carolina Ferraz e o rico universo da cozinha — com seus temperos, sabores e aromas — sempre foi um ambiente muito inspirador em sua vida. Mas o que há algum tempo não passava de um hobbie virou coisa séria e agora a atriz se prepara para entrar, com o pé direito, no mundo da gastronomia. A atriz lança seu primeiro livro de receitas, Na Cozinha com Carolina, provando que realmente entende do riscado.

“Carolina tem um pé na cozinha. Ou será um salto agulha fincado no chão da cozinha? O que importa é saber que essa mulher que encanta o Brasil pela tela da televisão adora cozinhar, fazer feira, apalpar legumes, descascar cebola, pensar cardápios especiais, sentir o bafo quente do forno e resgatar suas memórias de sabores passados”, acrescenta a renomada chef Carla Pernambuco, que assina a contracapa da publicação.

Mas essa paixão da atriz pela arte de cozinhar não vem de hoje. Tudo começou há muitos anos, quando ainda pequena, na cidade de Goiânia, sua mãe promovia jantares para os amigos e ficava o dia inteiro às voltas com os preparativos.

— Lembro-me da minha mãe se mexendo de um lado pro outro, picando cebola, provando molhos, preparando as carnes, um pouquinho de vinho aqui, uma pitada de pimenta ali e aquele cheiro incrível que tomava conta de todos os ambientes — destaca.

Estimulada pela mãe, que permitia que ela interferisse, experimentasse, e muitas vezes estragasse os seus feitos culinários, ela aprendeu a conviver de forma íntima e agradável com esse universo rico e criativo das panelas. Sua paixão chegou ao ponto de algumas vezes a bela atriz chegar a sair de casa sem destino certo para provar qualquer coisa e depois tentar reproduzir exatamente o que havia experimentado, apenas com a memória do paladar.

Carolina cresceu e, da maneira mais espontânea possível, foi aprendendo com a mãe a receber seus amigos em volta do fogão. Com o passar dos anos, cozinhar virou praticamente uma terapia. Mas sua pretensão nunca foi ser uma grande chef. Hoje podemos dizer que ela é uma espécie de “Dona Benta Pop”, a cozinheira ícone que alimenta a sua prole, que te abraça e que faz a comida com amor.

— A relação com a comida é para quem é generoso, e acredito que ela traduza esse conceito — diz a atriz.

Colecionar receitas passou a ser um grande hobby, que hoje dá origem a este projeto desafiador: um livro de culinária feito para quem sabe cozinhar e busca novas receitas e para quem ainda não sabe, mas pretende aprender. Carolina faz sua interpretação de cada uma das receitas que selecionou a dedo para a publicação.

É um livro muito pessoal, que acaba sendo também de lifestyle porque nele Carolina Ferraz se expõe da maneira como realmente vive, falando da forma como gosta de receber os seus amigos e da maneira como se apaixonou pela arte de cozinhar.

A escolha das receitas está diretamente relacionada à vida da atriz. Tem um capítulo dedicado especialmente a Itália, um país que ela já visitou várias vezes e pelo qual nutre um sentimento muito forte. Outro capítulo importante é sobre as sopas, um dos seus pratos favoritos. Além disso, amigos da atriz também doaram algumas receitas especiais especialmente à publicação.

— Pedi para que eles contribuíssem gentilmente com o que consideravam o melhor do que fazem na cozinha, e eu respeitei as escolhas de cada um, especialmente com relação aos doces. Meu forte são os salgados. Para fazer doce é preciso ter uma mão boa. Acho mais fácil mexer com salgados — explica.

O resultado final é uma obra que apresenta fotos coloridas e traz ao todo 134 receitas, em 160 páginas. Todas elas foram testadas pessoalmente por Carolina e por diversas pessoas, entre elas donas de casa, chefes de cozinha e amigos da atriz. O compromisso maior da obra é com a eficiência das receitas apresentadas.

Uma das mais especiais é a do bolo de chocolate, que é um segredo de família, e que pode virar gateau, pois a receita não inclui farinha. Coco ralado e nozes podem ser acrescentados à sobremesa.

— É o tipo de bolo que você pode fazer o que bem entender e adaptar ao seu gosto depois que se domina o que é feito — explica Carolina.

O livro, dedicado a todas as Maria’s do mundo, será publicado pela editora Jaboticaba. Carolina participa de todas as etapas do processo de publicação, desde acompanhar as fotos dos pratos a testar e retestar todas as receitas.

Serviço
Na Cozinha com Carolina
Editora Jaboticaba
160 páginas
Preço sugerido: R$ 76
Lançamento em Porto Alegre: dia 25 de novembro, na FNAC Porto Alegre – Barra Shopping Sul (Avenida Diário de Notícias, 300), às 19h

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna