Cartilha nacional orienta mulheres sobre higiene íntima

Uso de sabonete íntimo com pH correto é indicado por médicos

Médicos orientam pacientes quanto ao uso de produtos específicos para a região íntima
Médicos orientam pacientes quanto ao uso de produtos específicos para a região íntima Foto: Júlio Cordeiro

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lançou o 1º Guia de Condutas Sobre Higiene Íntima Feminina com dicas importantes relacionadas à higiene feminina. A cartilha é resultado de uma pesquisa minuciosa sobre o que há de consagrado na literatura médica e foi baseada na necessidade de os ginecologistas mostrarem à mulher todas as particularidades dos produtos e cuidados para a correta higiene genital.

Um dos objetivos é ajudar a combater infecções e corrimento, problemas comuns em mulheres, além do mau cheiro. No guia há dicas como utilizar sabonete íntimo que contenha ácido lático, que garante a manutenção do pH ácido vaginal. O ideal é que o produto tenha entre 4,2 e 5,6, conforme é possível conferir na embalagem de cada sabonete.

Não há contra-indicação: gestantes e idosas também podem utilizar. No entanto, mulheres com alta sensibilidade ou histórico de alergias devem consultar o  ginecologista antes.

Também a cartilha orienta que a região da virilha até a perianal deve ser bem higienizada com o produto. Não esquecer de secar muito bem toda a região. É indicado também hidratar os grandes lábios com um creme corporal para pele sensível e aparar os pelos a fim de evitar excesso de suor e calor no local.

O folheto é distribuído em consultórios de ginecologia para que os médicos informem as pacientes.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna