Casais devem demonstrar confiança na capacidade de o outro mudar

Estudo prova que dar crédito e incentivo ao outro torna o relacionamento mais feliz

Foto: Stock Photos

Que tal elogiar o parceiro por alguma coisa legal que ele fez recentemente? Um novo estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, mostra que, quanto mais você acredita que a pessoa que está ao seu lado é capaz de mudar e perceber que ela está tentando melhorar, mais seguro e feliz você se sentirá em seu relacionamento. Isso é verdade mesmo se você acreditar que essa pessoa ainda pode fazer mais.

? Muitos de nós tendemos a subestimar os esforços de nossos parceiros para melhorar o relacionamento, simplesmente porque não temos fé suficiente nessas tentativas ? disse Chin Ming Hui, autor do estudo do departamento de psicologia do Weinberg College of Arts and Sciences, da universidade. ? Quando vemos esses esforços sob uma ótica positiva, podemos desfrutar muito mais de nosso relacionamento.

Na pesquisa, os casais foram separados e solicitados a avaliar quanto seu parceiro estava tentando melhorar suas características que mais afetavam o relacionamento, como paciência e compreensão.

Três meses depois, os mesmos casais foram solicitados a classificar a situação atual do parceiro e seus sentimentos gerais sobre a relação. Os resultados do estudo mostraram que quanto mais você acha que seu parceiro é incapaz de mudar, mais os esforços dele para melhorar o relacionamento falham.

? Se você não acredita que seu parceiro é capaz de mudar as suas características fundamentais, mesmo quando ele ou ela está trabalhando duro para isso, você pode realmente acabar diminuindo os efeitos desses esforços ? disse Daniel C. Molden , autor sênior do estudo e professor associado de psicologia na universidade.

Leia mais
Comente

Hot no Donna