Casamento engorda? Nutricionista dá dicas para manter hábitos saudáveis a dois

Cuidados com a alimentação e com o corpo não devem ser deixados de lado

O relacionamento não deve se restringir aos momentos das refeições e de descanso
O relacionamento não deve se restringir aos momentos das refeições e de descanso Foto: Stock Photos, Divulgação

O casamento não precisa ser sinônimo ganho de peso. A tendência que os casais têm de engordar após o matrimônio já foi comprovada até mesmo em pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Brasil. De acordo com a nutricionista Anália Barhouch, do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS, o efeito é causado por descuido de ambos.

Muitas mulheres e homens dão menos atenção ao corpo e à estética depois do casamento. É comum também os programas a dois envolverem refeições mais elaboradas e fartas, sobremesas e guloseimas.

? Agradar ao marido ou a esposa preparando comidas gostosas pode ser um dos inúmeros motivos para esse ganho de peso e surge quase como unanimidade entre os que se casam ? afirma a nutricionista.

Para Anália, é comum que aconteça uma “acomodação natural” na vida do casal. Portanto, é preciso sempre estar atento à alimentação e aos hábitos de vida dos dois. Esse comportamento, que leva ao aumento do peso, pode baixar a autoestima tanto do homem quanto da mulher.

? É importante que haja cumplicidade para que juntos decidam fazer outro tipo de programa que não seja somente sair para comer.

Outro fator geralmente deixado de lado é o exercício físico ou a prática de esportes regularmente. A nutricionista recomenda que as atividades sejam feitas a dois, para que um sirva de incentivo ao outro.

Confira algumas dicas para evitar o ganho de peso depois do casamento:

:: procure fazer programas que não envolvam idas a restaurantes ou churrascarias. Passeios em parques, cinema, teatro e show são algumas das opções;

:: não mantenha em casa estoques de guloseimas como doces e salgadinhos. Quando tiver vontade, compre uma quantidade para suprir a necessidade no momento;

:: estabeleça horários para as refeições com o seu parceiro ou parceira. Isso evita que se passe o dia beliscando;

:: evite preparações congeladas e frituras;

:: prefira os alimentos integrais, com mais fibras;

:: planeje com o parceiro o cardápio da semana antes de ir ao supermercado. Isso também ajuda a reduzir os gastos;

:: não fique muitas horas sem comer;

:: busque uma atividade física que os dois gostem e possam fazer juntos;

:: converse com o parceiro para que tentem juntos achar a melhor forma de mudar os hábitos que prejudicam a saúde.

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