Casamento real: Curiosidades sobre a união de William e Kate

Pode abraçar a Rainha Elizabeth? E tuitar de dentro da Abadia de Westminster? Veja detalhes do casório de William e Kate

O tema do primeiro aplicativo monárquico oficial do Reino Unido foi o casamento real
O tema do primeiro aplicativo monárquico oficial do Reino Unido foi o casamento real Foto: Divulgação, 2 For Life

No embalo do casamento mais badalado do século, Donna traz algumas curiosidades sobre a solenidade. Confira!

Despedidas de solteiro
O sonho já começa na despedida de solteiro dos noivos. Sempre preocupados com a discrição, os noivos comemoraram os últimos momentos de solteirice com festas simples, mas cheias de estilo. Organizada pela irmã e dama de honra, Pippa, a festa de Kate Middleton ocorreu na casa de uma amiga da futura princesa. Segundo a impresa britânica, o tema do evento teria sido o filme Dirty Dancing – Ritmo Quente. Já o príncipe William comemorou ao lado de cerca de 20 amigos, no condado de Norfolk. Ele chegou de helicóptero ao lado do irmão, Harry, que é seu padrinho e foi responsável pela organização da festa.

Aplicativos reais
O tema do primeiro aplicativo monárquico oficial do Reino Unido foi, obviamente, o casamento real. Lançado no início de abril, o Royal App contém detalhes sobre sete casamentos da realeza britânica, entre eles o da rainha Victoria e do príncipe Albert, em 1840, e o do príncipe Charles com lady Diana Spencer, em 1981. O aplicativo estará disponível para download por usuários Apple e Android a partir de 18 de abril, ao preço de 1,79 libra. Em março, a empresa 2 For Life lançou um aplicativo que destaca as mais recentes informações sobre o casamento de William, para usuários do iPad.

Imprensa em delírio
Ter a oportunidade de fazer uma reportagem no casamento real é o sonho de muitos jornalistas. Prova são os oito mil profissionais de televisão e rádio e técnicos de todo o mundo esperados em Londres no dia da cerimônia. De acordo com a BBC, este deverá ser o evento mais reportado da história do Reino Unido.

Pré-nupcial? Nada disso!
Não seria gentil propor que Miss Middleton assine um acordo pré-nupcial que a prive das regalias e heranças reais caso ela decida seguir o exemplo da sogra. Por isso mesmo, esse assunto nunca esteve na pauta dos noivos. A rede de TV britânica CBS afirma que os acordos pré-nupciais não são comuns na Grã-Bretanha, e que William e Kate sequer consideram a possibilidade de um divórcio. Até porque uma segunda separação seria desastrosa para a imagem da Coroa.

Uns casam, outros protestam
A Scotland Yard já avisou: está se preparando para reprimir as tentativas de protesto durante o casamento real. O comandante, Bob Broadhurst, afirmou a jornais britânicos que os policiais poderão invocar poderes especiais para abordar e revistar pessoas nas ruas, segundo as leis antiterroristas do país. Apesar das ameaças de caos no dia do casamento, feitas por grupos anárquicos nas redes sociais, a polícia admite que não há um indício claro de ataque terrorista. Uma barreira de segurança será formada ao redor da Abadia de Westminster, para evitar surpresas.

Flores, frutas e chocolate
Um gosta de frutas, e outro de chocolate. A solução? Dois bolos. O principal, idealizado pela futura princesa, será tradicional com recheio de frutas, com vários andares, decorado com glacê branco de açúcar e creme. A responsável pela iguaria é Fiona Cairns, que há 25 anos faz bolos para os famosos do Reino Unido. Ela guarda a sete chaves o formato e os detalhes, mas já adiantou que tudo será feito conforme as orientações de Kate. Um segundo bolo, de chocolate, vai satisfazer a vontade do príncipe, que desde criança é viciado no doce.

Regras de etiqueta
Ao ver aquela velhinha usando uma coroa, não se achegue para um abraço fraterno. E, por favor, não atualize seu twitter de dentro da Abadia de Westminster. Se você tivesse sido convidado para o casamento real, receberia esta e outras dicas de etiqueta – em um tom menos descontraído, certamente. Os organizadores do casamento afirmam que todos os convidados receberam instruções claras sobre como se comportar no grande dia. A primeira regra é chegar cedo, já que a Rainha Elizabeth II deve ser a última pessoa a entrar na igreja, somente antes da noiva e suas damas de honra. Mulheres, usem vestido – e não muito curto; homens, usem terno; casais, vistam-se com harmonia e portem-se com discrição. E para todos os privilegiados que estarão no Palácio de Buckingham para o jantar: não bebam demais.

É dia de festa
Engana-se quem pensa que a festança vai rolar solta somente dentro das bem guardadas paredes do Palácio de Buckingham. No dia do casamento real, os súditos também se divertem. Em Londres, estão sendo organizadas festas de todos os tipos. Uma das mais animadas promete ser aberta ao público, na Leonard Street. Música ao vivo, comida nos restaurantes locais, uma feira vintage e muita dança noite adentro serão os atrativos. É só chegar. Segundo autoridades municipais do Reino Unido, mais de quatro mil festas de rua já estão confirmadas em todo o território.

Convite para ilustres e anônimos
Na lista mais concorrida do momento figuram nomes como David e Victoria Beckham, Elton John e David Furnish, o diretor Guy Richie e o comediante Rowan Atkinson. Também foram convidados embaixadores de diversos países – até mesmo de alguns desafetos britânicos, como o Irã. Ao lado deles, anônimos como o dono do pub e o carteiro da localidade onde os Middleton vivem. Assim é a lista de 1,9 mil convidados para o casamento real. Desse total, o príncipe e a noiva escolheram juntos 250 pessoas. Outras 100 foram apontadas pela família dela. Destaque para os ex-amores dos pombinhos: Kate convidou Rupert Finch, seu namorado em St.Andrews antes de William, e Willem Marx, affair do período escolar. Já William chamou Isabella Anstruther-Gough-Calthorpe, com quem teria saído em 2004, Jecca Craig, Arabella Musgrave e a sua primeira namorada, Rose Farquhar.

Memória olfativa
Quer conquistar um príncipe ou levar uma princesa para o altar? Tente começar pelo perfume. Os pombinhos do momento oferecem inclusive a fragrância ideal. Foram apresentados na semana passada os perfumes encomendados pela família real especialmente para o casamento. Criados por Kim Weisswange, os cheirinhos levam os nomes dos noivos, Catherine e William, vem lindamente embalados em frascos branco e preto, e trazem uma medalha com a foto do casal.

Leia mais sobre o casamento do Príncipe William com Kate Middleton na edição impressa do Caderno Donna ZH.

Leia mais
Comente

Hot no Donna