Casamento real: dia de festa e glamour em Mônaco

Príncipe Albert II se casa hoje com sul-africana, em meio a rumores de brigas de última hora

Foto: VALERY HACHE

Os 2,7 mil quartos de hotel do pequeno mas riquíssimo principado de Mônaco estão praticamente lotados para o casamento real do momento. Em um clima de glamour, o príncipe Albert II, 53 anos, chefe de Estado do país, e a plebeia e ex-nadadora olímpica sul-africana Charlene Wittstock, 33 anos, se casam às 17h de hoje (meio-dia pelo horário de Brasília) na Sala do Trono do palácio. A cerimônia religiosa está marcada para amanhã no mesmo horário. As duas poderão ser acompanhadas em telões no principado.

? Kate Middleton x Charlene Wittstock: os diferentes estilos das Cinderelas modernas

Além do encanto que o surgimento de uma nova princesa e a continuidade da família Grimaldi no trono do principado proporcionam, a movimentação da economia também está sendo comemorada pelos moradores e comerciantes de Mônaco. A distribuição de taças de champanhe em lojas e museus, estacionamento grátis e até testes gratuitos em carros de corrida, além de uma “tarifa especial” de 50 euros (R$ 113) para um voo de helicóptero, estão entre as ofertas para atrair aos turistas. Apenas neste mês, a loja Souvenirs Shop, perto do palácio, vendeu mais de mil taças fabricadas especialmente para lembrar o casamento.

– O interesse não é só econômico. O casamento não é um negócio, mas claro que quanto mais lembranças forem vendidas, melhor – declarou há poucos dias o ministro de Estado (uma espécie de primeiro-ministro), Michel Roger.

O casal parece ter vencido as agitações provocadas pelos rumores de uma suposta fuga da noiva às vésperas das cerimônia. O motivo para a crise seria um terceiro filho de Albert II fora do casamento. O príncipe já reconheceu outros dois. Após o Palácio de Mônaco afirmar que as informações eram mentirosas, a programação original foi mantida, e o principado deve receber chefes de Estado e celebridades do mundo esportivo e da moda.

Já estão confirmadas as presenças dos presidentes da Irlanda, Mary McAleese, da França, Nicolas Sarkozy, da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e da Alemanha, Christian Wulff. Do mundo da moda, estarão presentes o estilista Karl Lagerfeld, diretor artístico da Chanel, assim como a ex-modelo britânica Naomi Campbell.

Programação
Hoje
? 17h (meio-dia em Brasília) – Cerimônia civil na Sala do Trono do Palácio do Príncipe
? 17h50min (12h50min) – Casal aparece no balcão para saudar a população
? 20h (15h pelo horário de Brasília) – Recepção para a população no porto
? 22h (17h) – Show de Jean-Michel Jarre em Port Hercule

Amanhã
? 17h (meio-dia em Brasília) – Cerimônia religiosa no pátio principal do palácio
? 21h30min (16h30min) – Jantar e baile

Leia mais
Comente

Hot no Donna