Casamento real: Uma nova princesa de Gales

Kate assumirá posto que foi de Lady Di e, caso William seja rei, tornar-se-á rainha

Réplicas do anel de safira cravejado de diamantes que Kate Middleton exibe com orgulho encantam mundo afora
Réplicas do anel de safira cravejado de diamantes que Kate Middleton exibe com orgulho encantam mundo afora Foto: Adriana Franciosi

Depois de trocar alianças com William na Abadia de Westminster, no próximo dia 29, Kate Middleton será a nova Princesa de Gales, posto que estava vago desde a morte de Lady Di. E, no caso de seu marido assumir o trono inglês, ela será rainha. De acordo com as regras da monarquia britânica, ao casar-se com um príncipe ou rei, a esposa torna-se princesa ou rainha consorte. Isso significa que Kate não é herdeira do trono, mas tem o título por ser casada com o herdeiro.

O presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Rio Grande do Sul, Mauro Stormovski, explica que, no caso da morte do rei, a rainha consorte não assume o trono, que vai para o próximo na linha de sucessão.

? Em uma situação hipotética em que William morra depois de assumir o trono, a coroa vai para o seu irmão Harry e não para a rainha, neste caso Kate ? destaca.

Como esposa do príncipe Charles, Diana também era princesa consorte, recebendo o título de Princesa de Gales. Camilla Parker Bowles, atual esposa do herdeiro do trono inglês, recebeu o título de Duquesa da Cornualha depois da união. Como é a segunda mulher de Charles, não pode ficar com o título de princesa, que era de Diana.

Anel dos sonhos

Quando a repórter Patricia Lima chegou à Redação com ele, foi um alvoroço geral na editoria de Variedades. Todas, sem exceção, queriam prová-lo e sentir-se um pouco princesas. Se o efeito devastador foi conseguido com uma simples réplica do anel de noivado de Kate Middleton (que pertencera antes a Lady Di), o que dizer de todo o resto envolvendo o casamento da morena com o príncipe William, herdeiro da coroa britânica? Muito além do significado político e/ou econômico, a cerimônia evidencia o desejo mais secreto de cada mulher que quando menina sonhava em ser resgatada por um beijo do príncipe encantando, com quem seguiria num cavalo branco.

Com que roupa ela vai?

O segredo mais bem guardado da Inglaterra é, hoje, o vestido que Kate Middleton usará na cerimônia. Para não ficar de fora das especulações, Donna convidou quatro estilistas gaúchos para criar um vestido de noiva para a futura princesa.

 

1.SOLAINE PICCOLI

“Pensei em algo muito simples. O requinte ficaria com a tiara de diamantes, que ela provavelmente deve usar. Eu usaria tecidos muito nobres, com corpo em renda. Imaginei uma saia bem principesca, mas com ar contemporâneo, com leves dobras. A cauda seria longa, finalizada com laços e um broche de diamantes, que daria muita sofisticação. Rebuscar e bordar demais não caberia.”

 

2.JULIANA PEREIRA

“Teria de ser (um vestido) feminino e jovial. Imaginei algo fluido, com movimento. O vestido vem mais reto e abre na parte de baixo. Em cima, uma renda bem fina e delicada, bordada com fio de ouro bem claro. O vestido marca bem a cintura e é mais coberto, por se tratar de uma princesa.”

 

3.MARCO TARRAGÔ

“Estudei a vida dela e acompanhei fotos de eventos a que ela vai. É um vestido tomara que caia com duas peças acopladas que saem durante a cerimônia e a festa. O básico é um vestido de renda francesa sem muito brilho. Na igreja, ela entraria com um casaco/cauda. Ele tem mangas longas e transparentes e termina com uma cauda de 4 metros, é fechado na frente com botões. Na festa, ela tiraria o casaco para o jantar e, na hora de dançar, tiraria a cauda.”

 

4.SÉRGIO PACHECO

“Observei-a e vi que ela escolhe decotes em V, além de gostar de marcar a cintura. Imagino um vestido tradicional. Apesar de ser moderna, ela não quebraria a austeridade britânica, usaria algo com leveza. Usei renda, uma bem suave, e também tule de seda, tudo para dar muita feminilidade.”

 

 

Veja no blog Noiva.com uma conversa com os estilistas sobre os vestidos propostos para o casamento de Kate Middleton.

Leia mais sobre o casamento do Príncipe William com Kate Middleton na edição impressa do Caderno Donna ZH.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna