Celia Ribeiro lança “O Jornalista Farroupilha” dia 27 de março

Biografia inédita será apresentada durante a Semana de Porto Alegre

Celia Ribeiro
Celia Ribeiro Foto: Divulgação

A jornalista e escritora Celia Ribeiro lança no próximo dia 27 seu novo livro: O Jornalista Farroupilha, a primeira biografia de Vicente Ferreira Gomes, considerado “o patriarca do jornalismo no Rio Grande do Sul” pelo jornalista e escritor Carlos Reverbel. Ferreira Gomes é trisavô paterno de Celia.

Resultado de dois anos de pesquisa, o livro apresenta uma detalhada reconstituição dos costumes da época, além da cena política e cultural do Rio Grande do Sul no século XIX. O livro também narra as origens de nossa imprensa, destacando a atuação de Vicente no Diário de Porto Alegre, primeiro jornal a circular na província, em 1827. Com o fechamento do veículo um ano depois, funda O Constitucional Rio-grandense, de perfil liberal, identificado como farroupilha.

O livro será lançado no dia 27 de março (terça-feira), dentro da programação do 240º Aniversário da Cidade de Porto Alegre, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Verissimo, nº 307), com entrada franca. No Palco do Teatro Renascença, às 19h, a autora de O Jornalista Farroupilha, Celia Ribeiro, recepcionada pela jornalista Cláudia Laitano, fará a apresentação do livro. Logo após, haverá sessão de autógrafos no saguão do CMC.


Capa do Livro / Reprodução

O Jornalista Farroupilha
Celia Ribeiro
Libretos, 2012
Formato 14 cm x 21 cm | 176 páginas
Preço R$ 29,00

Leia mais
Comente

Hot no Donna