Chá funcional: alternativa saudável para ficar de bem com o corpo

Bebidas são indicadas para ter uma vida mais saudável

Chás verde, branco, amarelo e vermelho, além de auxiliarem a dieta de quem busca emagrecimento, combatem a ação dos radicais livres
Chás verde, branco, amarelo e vermelho, além de auxiliarem a dieta de quem busca emagrecimento, combatem a ação dos radicais livres Foto: Stock Photos, Divulgação

Todos já sabem que com a chegada das estações mais quentes a ingestão de líquidos deve ser ainda mais intensa. Cada vez mais consagrados como os grandes aliados da boa forma, os chás funcionais voltam com tudo no pré-verão como uma alternativa para quem deseja chegar à estação mais quente do ano sem a companhia daqueles “quilinhos” extras.

Segundo a doutora Andrea Dario Frias, Ph.D em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, os chás à base de flores de Hibiscus e folhas de Camellia sinensis – os famosos Chá Verde, Branco, Amarelo e Vermelho – além de auxiliarem a dieta de quem busca emagrecimento, combatem a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos às nossas células, levando ao envelhecimento precoce.

? O chá de Hibiscus é rico em antocianinas e os chás derivados da Camellia sinensis são fontes de polifenóis conhecidos como catequinas, substâncias que apresentam um poder antioxidante superior ao das vitaminas C e E. Estudos mostram que a ingestão diária dessas bebidas é capaz de reduzir o risco de várias doenças, além de acelerar o metabolismo, facilitar a queima de gordura, aumentar as defesas imunológicas e ajudar no retardo do processo de envelhecimento da pele ? explica.

De acordo com a especialista, testes clínicos mostraram que os chás de Camellia sinensis são capazes de aumentar a termogênese, taxa pela qual as calorias são queimadas, e ainda promover a oxidação de gorduras. Em pesquisa realizada pela Universidade de Genebra os resultados mostraram que os polifenóis existentes nesses chás em combinação com a cafeína são as substâncias responsáveis por esse efeito.

? O gasto energético não é alto, em torno de 5% do gasto total de energia diário, mas os pesquisadores afirmam que combinados com uma dieta equilibrada, esses chás podem funcionar como coadjuvantes da perda de peso ? afirma.

Já o chá de Hibiscus, obtido por meio do cálice da flor de Hibiscus sabdariffa, tem sido avaliado em estudos por reduzir a formação de novas células de gordura no organismo, tornando-se mais um aliado das pessoas que precisam perder peso.

? As pesquisas mostram também que o chá de hibiscus apresenta atividade diurética, importante para quem tem celulite e retenção de líquido e ainda possui antioxidantes que ajudam na neutralização de radicais livres envolvidos no processo de envelhecimento ? explica Andrea.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna