Chiclete sem açúcar pode ajudar a emagrecer, diz estudo

Participantes diminuíram ingestão de gulodices após mascar por 15 minutos

Chiclete sem açúcar pode ser um aliado nas dietas de emagrecimento
Chiclete sem açúcar pode ser um aliado nas dietas de emagrecimento Foto: Divulgação, stock.xchng

Cientistas do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, em Lousiana (EUA), descobriram que pessoas que mascam chicletes sem açúcar regularmente comem menos guloseimas. Consequentemente, ingerem menos calorias.

Outros estudos, feitos anteriormente, já mostravam que o consumo de gomas de mascar sem açúcar está diretamente associado a uma diminuição na ingestão de guloseimas. O que diferencia este estudo das pesquisas anteriores é a análise do teor nutricional dos alimentos escolhidos pelos voluntários após mascarem chicletes sem açúcar.

A pesquisa envolveu 115 voluntários entre 18 e 54 anos. Os voluntários faziam duas visitas por dia ao laboratório: uma para testar o apetite ao mascarem chiclete, e outra, para quando não tinham consumido o produto. No início de cada visita, eles faziam um lanche com teor nutricional equivalente a um quarto da ingestão de calorias necessárias para um dia. Depois, permaneciam por cerca de três horas no laboratório.

Em uma das visitas que faziam, os visitantes, após lanchar, tinham que mascar chiclete sem açúcar por 15 minutos a cada hora. Na segunda visita, não consumiam gomas de mascar após o lanche. Após três horas da última refeição, os cientistas ofereciam alimentos variados, entre eles guloseimas com altos teores de açúcares e compostas por carboidratos complexos (presente em alimentos como pães, massas, entre outros), e alimentos com altos e baixos níveis de gordura.

Nos testes que incluíram o consumo das gomas sem açúcar, os voluntários reportaram um diminuição com relação à sensação de fome e desejo por doces. Também disseram sentir que seu nível de energia se manteve o mesmo durante a tarde, e ficaram menos sonolentos. Os participantes deixaram de ingerir cerca de 40 calorias provindas de guloseimas em geral, e 60 calorias provindas de alimentos com açúcar.

De acordo com a cientista Paula J. Geiselman, chefe. do departamento de Saúde da Mulher e Comportamento Alimentar de Pennington, a pesquisa demonstrou o potencial dos chicletes sem açúcar como uma ferramenta para controle do apetite, redução da ingestão de guloseimas entre as refeições e controle do peso.

– Mesmo a diminuição da ingestão de uma pequena quantidade de calorias tem um impacto significativo a longo prazo – afirmou a cientista.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna