Clima ameno é o ideal para tratar a pele

Menor exposição aos raios solares diminui risco de efeitos indesejados

Peelings leves clareiam as manchas superficiais
Peelings leves clareiam as manchas superficiais Foto: Jefferson Botega

O verão e os dias ensolarados e quentes deixam uma amarga herança: pele ressecada e com manchas. A solução é aproveitar o outono/inverno, com temperaturas mais baixas, para voltar a ter uma pele lisa e luminosa. A dermatologista Taciana Sugai explica que o clima mais ameno possibilita melhores resultados para os tratamentos e reduz os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados em razão da menor exposição aos raios solares. As técnicas mais indicadas são aquelas que visam corrigir manchas e rejuvenescer a pele do rosto.

– Atualmente, equipamentos como o laser e a luz intensa pulsada ajudam em muito no tratamento, pois estimulam a produção de colágeno e a hidratação da pele – diz a médica.

Segundo Taciana, os peelings ainda são a melhor técnica para a eliminação das manchas, principalmente os considerados leves (superficiais), que são feitos em algumas sessões de periodicidade semanal ou quinzenal, pois não atrapalham o dia-a-dia dos pacientes. Ela esclarece que diversas são as substâncias usadas em peelings, como ácido retinoico. A que será usada pelo profissional dependerá da indicação de cada paciente, como o tipo e a cor da pele.

Os cremes são tratamento suaves.

– Não removem manchas profundas, mas clareiam as superficiais. O ideal é que sejam manipulados, de acordo o biotipo da pele da pessoa – diz Andréia Mateus Moreira, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A prevenção ainda é a melhor alternativa para se garantir uma pele livre de manchas. Portanto, o uso diário de protetor solar, ainda que não haja exposição direta ao sol, é essencial. Se as manchas já apareceram, um médico indicará a melhor terapia para esse tipo de problema.

– Trata-se de um produto que deve ser usado mesmo nos dias nublados, pois a emissão de raios ultravioleta é ininterrupta – adverte Taciana, que indiciou os produtos ao lado.

E finaliza:

– Se os cremes custam caro, invista pelo menos em um bom filtro solar. Ele pode prevenir o surgimento de manchas.

Leia mais
Comente

Hot no Donna