Com a chegada do inverno, cãibras tornam-se mais frequentes

Músculos ficam naturalmente contraídos no frio

Contrações musculares ocorrem mais nas épocas frias
Contrações musculares ocorrem mais nas épocas frias Foto: Divulgação, stock.xchng

Ninguém está livre da incômoda dor da cãibra. Ela vem quando menos se espera, até mesmo durante o sono. Segundo médicos, diversas causas podem estar relacionadas, desde uma alteração no balanço entre a quantidade de sódio e potássio nas células musculares até a fadiga do músculo ou mudanças hormonais, como no caso das mulheres grávidas.

– Às vezes, porém, não conseguimos encontrar uma causa específica. Até algumas medicações podem provocar cãibras como efeito colateral. Medicamentos para controlar o colesterol, por exemplo, podem dar dor muscular – afirma o ortopedista Luís Fernando Machado.

O especialista diz ainda que o frio destes meses do ano faz com que ocorram mais crises de cãibra.

– No inverno, os músculos ficam naturalmente mais contraídos. Como a cãibra é uma contração muscular, em geral, ocorre mais nessa época. Mesmo outros problemas ortopédicos acabam sendo mais frequentes, como artrite e tendinite – exemplifica.

Gestantes e atletas amadores são os alvos preferidos do problema. As grávidas pelas alterações hormonais, e os atletas pelo fato de fazerem exercícios sem o preparo físico adequado.

– Esportistas profissionais têm melhor condicionamento e, por isso, menos tendência a sofrer de cãibra – diz Machado.

A solução, quando a dor surge, é tentar alongar a região para vencer a contração do músculo.

– Eventualmente, caso a dor seja grande, é possível tomar um relaxante muscular. Para quem tem dores frequentes, ele recomenda que um especialista seja procurado.

– É preciso investigar a causa exata para poder saber como evitar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna