Combine o sabor com os nutrientes do grão-de-bico

Confira duas receitas em que o grão-de-bico é o ingrediente principal

Grão-de-bico contém muito triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina
Grão-de-bico contém muito triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina Foto: Gilmar de Souza

Os alimentos funcionais estão em alta. Há quem atribua a eles efeitos curativos, mas os pesquisadores preferem vê-los como detentores de efeitos preventivos a doenças, devido a certos princípios ativos. São considerados funcionais alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou benéficos à saúde.

O uso de certos alimentos na redução do risco de doenças não é uma novidade. Hipócrates, há mais de 200 anos, já defendia a ideia de fazer do alimento um medicamento. Mas foi na década de 1990 que os pesquisadores mostraram maior interesse pelo tema. O Japão foi o pioneiro na produção e comercialização de alimentos funcionais.

Os estudiosos garantem que, para se beneficiar, é necessário que o consumo seja regular. O ideal é que as pessoas passem a consumir mais vegetais, frutas e cereais integrais, já que grande parte dos componentes ativos estudados está presente nesses alimentos.

Propriedades
O grão-de-bico, acreditam os pesquisadores, combate a depressão. Com muito triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, substância que traz sensações agradáveis, a leguminosa é fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Sua casca é rica em fibras. No entanto, por concentrar também substâncias que dificultam a absorção de nutrientes, a maioria das receitas pede a semente descascada.

Confira duas receitas em que o grão-de-bico é o ingrediente principal.

Homus

– 250g de grão-de-bico
– suco de 2 limões médios
– 1 colher de sopa (rasa) de sal
– 3 dentes de alho socados
– 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
– 1/2 molho de salsa
– azeite de oliva
1. Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para outro.
2. Cozinhe até que fique al dente.
3. Escorra, reservando uma xícara da água do cozimento.
4. Esfregue os grãos, para remover o máximo possível das cascas.
5. Em um liquidificador, bata os grãos, o limão, o alho e parte da água do cozimento.
6. Se ficar muito denso, acrescente mais água do cozimento ou água fria comum.
7. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê.
8. Acrescente o sal e o tahine e processe novamente.
9. Passe para o prato de servir e acrescente salsinha bem picada.
10. Regue com azeite de oliva.
11. Sirva com pão árabe.
– Porções: 10

Salada de grão-de-bico

Ingredientes
– 1 cebola em fatias finas
– 1 lata de sardinha com óleo
– 1 xícara de grão-de-bico cozido
– 1/2 pimentão verde em fatias finas
– 5 ramos de salsa picadas
– 1 colher (sopa) de azeite
– sal e pimenta-do-reino
– 1 tomate em gomos
– alface
Preparo
1. Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para outro.
2. Cozinhe até que esteja al dente.
3. Esfregue os grãos, removendo o máximo possível das cascas. Reserve.
4. Coloque a cebola de molho em água fria por cerca de 30min.
5. Misture a sardinha com o grão-de-bico cozido e adicione o pimentão, a salsinha e o azeite.
6. Escorra as cebolas e adicione à salada.
7. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
8. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira por 30min.
9. Na hora de servir, acrescente as fatias de tomate e a alface.
– Porções: 2

Leia mais
Comente

Hot no Donna