Como controlar a ansiedade das crianças no primeiro dia de aula

Mudanças na rotina das crianças desencadeiam a resistência a ficar na escola

Foto: Morgue File

A mudança de rotina, desde os horários e atividades até as pessoas com quem a criança convive, é a responsável pela resistência que algumas têm de ficar na escola. Os pais podem contornar o problema tomando atitudes antes mesmo das aulas começarem.

– Nas primeiras semanas é normal que a criança chore, até conhecer bem o ambiente. Muitas vezes o choro não vem no primeiro dia, onde tudo é novidade, e aparece quando a criança percebe que aquela será sua rotina e que novas regras serão estabelecidas”, diz a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Alessandra diz que algumas estratégias dos pais ajudam a contornar o problema. Crianças a partir dos três anos costumam entender melhor a necessidade de mudança e tendem a reagir com menos ansiedade.

– No primeiro dia, a presença dos pais é muito importante para mostrar que aquele ambiente é seguro e confiável. Os pais devem ser firmes e tentar não desistir de deixar a criança na escola, no momento do choro. O ideal é esperar que ela se acalme e não entregá-la a força às professoras e funcionários. explica a média.

Alessandra Cavalcante também recomenda que semanas antes das aulas começarem os pais levem a criança para conhecer a escola. Eles devem explicar como será a nova rotina e mostrar os ambientes que farão parte da vida do filho quando o perído escolar começar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna