Como escolher a roupa para sair de casa com seu bebê

Livro ensina mães a se vestirem de maneira muito prática

O indicado para mães e filhos são roupas confortáveis, que amassam pouco e são fáceis de serem retiradas, o que ajuda na mobilidade
O indicado para mães e filhos são roupas confortáveis, que amassam pouco e são fáceis de serem retiradas, o que ajuda na mobilidade Foto: Tatiana Cavagnolli

Compartilhar

Mães que recém saíram da maternidade podem ficar um pouco perdidas na hora de escolher a melhor peça de roupa para dar o primeiro passeio com o bebê ou sozinha. Algumas arriscam modelitos com mais acabamento e detalhes, outras, até desistem de sair para poder curtir a casa e o momento com o bebê.

Especialistas em dar dicas aos pais, as pediatras Laura A. Jana e Jennifer Shu se tornaram famosas como autoras do livro Voltando Para Casa Com o Seu Bebê, recém lançado pela editora Martins Fontes. Elas afirmam que, para as mães se sentirem à vontade, precisam saber alguns truques.

Confira abaixo algumas sugestões das médicas.

PARA A MAMÃE

Escolha peças confortáveis
:: No período em que você passa horas acordada (ou tentando tirar um cochilo nas folgas), o recomendado é usar roupas macias e confortáveis, sem babados ou enfeites. Ao escolhêlas, preste atenção em zíperes, fivelas e colchetes colocados em lugares inoportunos, ou qualquer outro acessório que possa arranhar, machucar ou irritar a pele do bebê. A menos que queira gastar tempo para cuidar das próprias roupas, mantendo-as sem manchas e limpas, é recomendado que compre peças que possam ser lavadas e secas à máquina.

Facilite a troca de roupa
:: Quem amamenta precisa usar peças fáceis de serem retiradas, como blusas largas e sutiãs confortáveis, fáceis de abrir.

Mantenha o estilo pessoal
:: Não gaste muito tempo em combinar roupas, basta sentir-se à vontade. Algumas mulheres lidam bem com a nova situação e não se importam de, nas primeiras semanas, sair com camiseta, cabelo preso e tênis. Outras sentem falta da vida que tinham antes e mais prontas para o desafio da maternidade quando bem-arrumadas. Use o que funcionar para você.

PARA O BEBÊ

Proteja a cabeça
:: Em casa ou na rua, o bebê vai se beneficiar se sair com a cabeça coberta nas primeiras semanas, porque, em relação ao seu corpo, eles têm a cabeça maior, o que os torna dependentes dos pais para apoia-la. Além disso, eles são mais propensos a perder o calor do corpo se a cabeça estiver descoberta.

Cuide a temperatura
:: É difícil contar com a previsão do tempo e com a perfeita
climatização dos ambientes aonde você for com o bebê. É melhor
você estar prevenida, carregando roupas fáceis de colocar e tirar.

Use chapéu
:: Além de manter seu filho protegido da luz direta solar, providencie uma sombra, vestindo-o com uma roupa leve e um chapéu de abas grande. Se não puder evitar o sol, aplique creme protetor nas áreas expostas, como rosto e dorso das mãos.

Não saia de casa sem:
:: Fraldas, mudas de roupa, comida extra (mesmo que ele tenha sido alimentado há pouco tempo), carrinho, bebê conforto ou sling para se locomover com mais facilidade.

Leia mais
Comente

Hot no Donna