Como perder amigos: desfazer uma amizade é uma tarefa complexa

Escritora britânica conta história sobre o término de uma amizade

E você? Prefere deixar uma amizade ruim acabar sozinha ou informar a pessoa de que o fim chegou?
E você? Prefere deixar uma amizade ruim acabar sozinha ou informar a pessoa de que o fim chegou? Foto: Stock Photos

Eu devia ter previsto. Estivemos juntos por mais de uma década, mas no último ano ou mais as coisas não eram mais as mesmas. Não houve nenhuma grande traição, nenhuma infidelidade, nenhuma rusga acerca de dinheiro, mas algo começou a se desmanchar, a faísca estava se apagando.

Eventos sociais ficaram constrangedores. Não podíamos mais tomar uma xícara de chá no nosso café favorito sem ter um clima. O fim, quando chegou, foi civilizado, ainda que brutal. “Vamos encerrar por aqui”.

Em choque, telefonei para um amigo e relatei o que recém ocorrera comigo. “Oh, meu Deus, você foi chutada”, ele disse, confirmando o que eu já sabia: eu havia sido dispensada não por um companheiro ou marido, e sim por uma amiga.

Quando um relacionamento baseado em sexo termina, as coisas são relativamente simples: tem a pessoa que dispensa e a pessoa que é dispensada. Você tem aquele discurso “não sou eu, é você”. Há corações partidos, recriminações. O relacionamento é declarado encerrado. Vocês decidem quem fica com a custódia de gato, cachorro, etc. Amigos em comum escolhem lados.

Mas quando uma amizade esfria, nada disso acontece. Há duas maneiras de encerrar. Há o lento desintegrar, no qual você tenta diminuir a amizade intensa transformando-a em algo casual. Ou o rompimento rápido, brusco.

? Eu sinto às vezes uma necessidade de consumir cartões comemorativos nos quais pudesse ler “Fomos amigos por muito tempo” e na página interna “O que você me diz de encerrar essa amizade?” ? escreve Joseph Epstein, autor do livro Friendship: An Expose.

Mas se tal cartão existisse, quantos de nós realmente o enviariam para alguém? E se você recebesse o cartão, o que iria pensar? O ponto crucial com o “deixar o tempo rolar” é se você escolhe informar o amigo do que está ocorrendo ou apenas evita a pessoa até ela se dar conta.

Voltando para o meu pé-na-bunda de minha amiga, seis meses atrás eu radicamente mudei meu estilo de vida: virei freelancer a fim de escrever meu segundo livro. Agora que não há ninguém pagando minhas contas, meu tempo virou mais precioso. Se eu não estava escrevendo, eu queria sair com escritores, publicitários e demais tipos de pessoas que eu considerava um bom uso de tempo. Diante disso, muitas amizades minhas sofreram.

Com essa minha antiga amiga, diferenças acerca de gosto e ambição existiam. Fosse algo sobre política, crise financeira ou educação privada, cada assunto exaltava o que havia de diferente conosco. Quanto mais tentávamos achar um ponto em comum, ficava mais difícil falar sobre coisas que importam.

Minha amiga tentou se reconectar comigo algumas vezes, ao passo em que cada vez eu a ligava menos.

Eventualmente, ela deve ter enchido o saco de ser dispensada. Em nossa última conversa, ficou claro que a gente discordava quanto a um ponto important: eu estava feliz em deixar a amizade ir se desidratando, ela não. Quem estava certa?

? Às vezes é possível diminuir a força de uma amizade vendo a pessoa menos vezes ou diluindo a presença dela no meio de várias outras ? diz Irene Levine, professora de psiquiatria da faculdade de Medicina na Universidade de Nova York, autora do livro Best Friends Forever: Surviving A Breakup With Your Best Friend. ? Às vezes você só precisa de um tempinho da outra pessoa, algo como uma distância sabática.

Dispensar um amigo requer coragem e honestidade. Não é preciso ser cruel, mas significa que você terá que dizer a alguém a maneira como você se sente e que a pessoa não mais é merecedora de seu tempo. Ninguém gosta de ouvir isso, portanto seja cuidadoso, adverte Jodyne L Speyer, autor de Dump ‘Em: How To Break Up With Anyone From Your Best Friend To Your Hairdresser.

Ele sugere um “pré-chute”, do tipo “dê um aviso prévio”.

? Talvez a pessoa possa arrumar o que está errado ? afirma.

:: E você? Prefere deixar uma amizade ruim acabar sozinha ou informar a pessoa de que o fim chegou?

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna