Como prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas nas mãos

Falta de cuidado resulta em rugas acentuadas e outros sinais de envelhecimento

Mãos denunciam a idade de uma pessoa: veja como melhorar
Mãos denunciam a idade de uma pessoa: veja como melhorar Foto: Stock Photos, Divulgação

Assim como o rosto, as mãos estão em constante exposição e também ficam vulneráveis ao aparecimento dos sinais do tempo. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço explica que as rugas são resultado do processo natural de envelhecimento da pele somado a fatores ambientais e ao estilo de vida de cada indivíduo.

– Elas surgem ao redor dos olhos, testa, lábios, colo e se acentuam ao longo dos anos. Nas mãos, as rugas também aparecem e, muitas vezes, ainda mais salientes já que os pacientes tendem a esquecer de proteger e hidratar corretamente a área – diz.

Os filtros solares são o principal aliado na prevenção e combate aos sinais de envelhecimento, portanto, devem ser usados nas mãos, além das outras regiões que ficam expostas ao sol.

– Há diversos filtros solares específicos para as mãos e é muito importante que o protetor seja reaplicado com freqüência, para garantir o cuidado – salienta.

Além do processo natural de envelhecimento, a rotina de cada pessoa – bem como sua alimentação e cuidados que tem com a aparência – também afeta no aparecimento de sinais na pele, por isso, é necessário o diagnóstico de um dermatologista para identificar o melhor tratamento.

– O que para os pacientes são sinais de aparência desagradável podem ser o começo de algo muito mais sério. Há manchas que podem evoluir para um câncer de pele, por exemplo – alerta Annia.

Tratamentos

É possível atenuar as marcas do envelhecimento nas mãos, não apenas para esconder a idade, mas também para deixar a pele com um aspecto mais bonito, sem manchas e outros sinais. Um dos tratamentos mais conhecidos é a luz pulsada, bastante usada por tirar manchas e, ao mesmo tempo, estimular ao colágeno.

– Outra opção é a aplicação de ácido hialurônico, um produto que pode ser aplicado para melhorar o aspecto de hidratação da pele. As injeções são feitas em vários pontos, melhorando a aparência em áreas de difícil tratamento – explica a dermatologista.

Mesmo com muitos tratamentos eficazes, é sempre melhor prevenir o aparecimento e agravamentos dos sinais do envelhecimento.

– É indicada a limpeza diária, hidratação, uso de filtro solar, ácido retinóico, glicólico e cremes anti-idade. Tudo isso para evitar danos maiores e estabelecer harmonia entre o rosto e as mãos – finaliza.

Leia mais
Comente

Hot no Donna